sábado, 29 de dezembro de 2012

Devaneio mental com a alegria da imaginação...

Devaneios Mentais no ar...

Saudações, nobre visitante. O NETOIN! Mais! está perto de dizer adeus para 2012, sabendo que 2013 será um ano muito cheio de atividades e compromissos. No que tange à este blog, seguramente a seção Devaneios Mentais deverá ser enriquecida por novas perspectivas e textos para a sua pronta apreciação.

De concreto, o retorno às atividades deste humilde blog não poderia ter sido uma decisão melhor acertada. O NETOIN! Mais! se tornou oficialmente o lar de hobbie literário deste blogueiro, sem falar dos outros temas que haverão de ser aqui trabalhados no próximo ano, no intuito de resgatar um pouco mais da história deste blog que, no próximo mês de fevereiro, completará cinco anos de atividade.

Neste momento é mais conveniente deixar as atenções voltadas para o encerramento da primeira temporada desta seção. Será o décimo primeiro Devaneio Mental à ser publicado, que seguramente tenderá a deixar muito contente a minha pessoa, que tem buscado continuamente a melhora no uso das palavras, na colocação das ideias e, porque não ressaltar, no anseio sempre presente de produzir mais e mais textos.

Amigo visitante, sinta-se à vontade e aprecie mais um conto deste blog, cujo alicerce será o poder da palavra imaginação. Tenhas uma boa leitura.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Devaneio Mental no dia de Natal...

O logo da seção em franco andamento...

Nobre visitante, seja uma vez mais bem-vindo ao NETOIN! Mais!. Desta vez, a seção Devaneios Mentais será muito especial para você, isto porque a época pede para que algo mais diferenciado seja feito de forma apropriada. Obviamente, a minha pessoa está à falar do Natal.

É bem verdade que, em dados momentos, você pode achar que tudo não passe de uma farsa da mídia ou de costumes passados geração pós geração. Igualitariamente, você pode estar aguardando por aquele voto de Feliz Natal de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas, e acaba não sendo correspondido como imaginava. Contudo, esta época do ano não deve ser vista unicamente como pretenciosa...

É o momento das festividades. Ficar ao lado de quem se gosta e realçar as juras sentimentais. Estar junto de seus familiares mais queridos, ou então daquele grupo de amigos que não pensas nunca em abandonar. Pode ser até sozinho, dependendo unicamente da razão para tanto e do que planejas fazer. O Natal é para ser comemorado com honestidade no peito, independente da situação.

Com isto em mente, este humilde blogueiro preparou um pequeno conto especial para você. A pequena Erica, que mostrou a sua triste história no Devaneio Mental anterior, volta para mostrar como que ela vê o Natal. Como que ela vivencia a data e, mais do que isso, o que ela espera de tal momento do ano.

Nobre visitante, sinta-se à vontade e aprecie o momento, que é para você. Um singelo presente natalino deste humilde blogueiro. Tenhas uma boa leitura.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Devaneio Mental sonhador e amigo...

Mais um Devaneio Mental pedirá licença para todos...

A seção Devaneios Mentais tem seu retorno oficial neste momento, após um pouco mais de um mês de ausência. Como a participação no NaNoWriMo foi bem interessante (além de servir como aprendizado), minha pessoa volta à concentrar as atenções para este blog, o NETOIN! Mais!, que irá fazer o seu novo slogan...
~ o lar de todas as paixões... ~
A mascote oficial também já foi apresentada em oportunidade anterior (clique aqui para rever a chamada), sendo ela a Netotina, um ser da mesma raça do Netotin e do Netotus. Tal raça chama-se Wetoin e, muito em breve, maiores novidades acerca da Netotina aparecerão nesta casa. Aliás, ela será a responsável pela manutenção do Twitter oficial do blog, então suas cornetadas e seções de sarcasmo estarão presentes de forma fulminante.

Feitas as apresentações e citações, é o momento de fazer a chamada para este post, que conterá o nono Devaneio Mental deste humilde blogueiro. Se o anseio em ser escritor retornou com tudo cerca de três meses atrás, nada vem à ser mais natural do que as ideias serem devidamente colocadas em prática por aqui (e também em um projeto em conjunto, que aparecerá muito em breve).

Sinta-se convidado, neste momento, à apreciar uma história na qual uma jovem não possui muitas perspectivas sociais, possuindo uma vida reclusa aos seus sonhos e anseios enjaulados pelas circunstâncias atuais. Mas algo haverá de acontecer para que tal cenário mude. Confira isto e muito mais no conto "Sonhando com uma amizade".

Tenhas uma boa leitura.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sobre inspirações: o céu...

O céu curitibano, em 06/12/2012.
- Foto de Carlírio Neto -

Eis que o blog NETOIN! Mais! volta devidamente energizado para uma nova temporada de posts. Daqui até o mês de fevereiro de 2013, muitas reflexões aparecerão para suprir uma necessidade de minha pessoa que, às vezes, conseguem fazer com que o humor se eleve à níveis estratosféricos ou decaiam até o máximo que o solo terrestre há de permitir...

É crescente a gana de crescimento para a seção Devaneios Mentais, que chamou positivamente a atenção de muitos quando surgiu em setembro'2012. Muitas ideias estão prontas, ao mesmo passo que outras estão em andamento. Um grande projeto em conjunto também surgirá, o que possibilitará grandes novidades e trabalhos para que você possa ver, visitante. Mas, o momento é de falar de uma das inspirações mais relevantes para este blogueiro e que, de forma contundente, a maioria das pessoas não dá  mínima atenção: o céu.

Contemplar o céu é uma atividade muito prazerosa. Fixado acima das cabeças de todos, minha pessoa às vezes tem uma impressão nada científica ou natural do céu quando para ele se faz olhar. É sabido que ele (o céu) deixa à vista de todos os seres vivos a situação climática do momento, além das nuvens poderem proporcionar um espetáculo notável em dados momentos. Mas a cabeça tende a martelar em uma ideia minimamente interessante com tal cenário...

sábado, 1 de dezembro de 2012

O lar de todas as paixões...

Netotina se apresentando para todos.

Pouco mais de um mês se faz passar. Neste meio tempo, o NETOIN! Mais! ficou sem uma atualização sequer. Uma ação proposital, tendo em vista a participação de minha pessoa no NaNoWriMo, pela primeira vez. E ao longo deste período certas ideias foram se acumulando na mente, como quem espera calmamente a água do rio passar por debaixo de uma ponte de madeira estreita...

Curiosamente, por mais que as atividades rotineiras estivessem em seu percurso natural de desenvolvimento, minha pessoa ainda sentia falta de algo. Para ser mais específico e honesto, ainda sente isto. Entretanto, não há motivos para alardes ou algo deste gênero. Várias ações e pequenas coisas completam este humilde blogueiro de forma caridosa, sem a necessidade de estripulias ou de ações mais drásticas.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Parando pelo NaNoWriMo...

O logo oficial...

Saudações, visitante...

Talvez você esteja se perguntando sobre aonde foi parar a seção Devaneios Mentais, que estava indo com tudo para frente e fazendo com que, diretamente, um outro lado de minha pessoa ficasse em exposição para todos (de uma forma na qual poucos realmente conheciam).

A citada seção continua à existir, sem o menor problema. Mas, desde quinze dias atrás, nada que seja uma novidade tem aparecido neste blog por uma razão bem especial: este blogueiro estará participando do NaNoWriMo ou, de forma mais completa, National Novel Writing Month. Não se trata de um concurso, nem tampouco de algo onde haja a existência de um prêmio enorme em seu final...

O NaNoWriMo pode ser melhor definido como um evento cultural, onde as pessoas que dele participam devem escrever uma novel. Não há restrições quanto ao idioma ou a temática que venha à ser aplicada na obra, ficando tudo impregnado por uma aura de liberdade nestes contextos. Há apenas uma exigência: a história deverá conter, no mínimo, cinquenta mil palavras.

De certa forma, é algo que possa parecer como muito surreal para diversas pessoas. Na verdade, o NaNoWriMo lança este propósito com base na ideia das pessoas trocarem experiências sobre a arte da escrita, bem como uma pode acompanhar a evolução da outra nesta temática e, com isso, todos podem acabar aprendendo cada vez mais.

No que ainda tange à meta preestabelecida, basta ressaltar que o período para que a mesma seja plenamente cumprida é de trinta dias corridos, do primeiro ao último instante do mês de novembro. Não se trata de um longo período ou, para alguns, minimamente satisfatório. Mas é na somatória deste período com o total de palavras exigidas que nasce o fulgor pela realização que seria, em outras palavras, terminar a novel no prazo e seguindo toda e qualquer regra estabelecida.

Pela primeira vez, este blogueiro participará do evento. Desta forma, o blog NETOIN! Mais! não será atualizado durante todo o mês de novembro (ao contrário do NETOIN!, que continuará sendo atualizado). Todo o período hábil para a causa aqui estabelecida será para ela direcionada. Entretanto, em dezembro o blog voltará a ativa, com uma novidade bem especial (aliás, serão duas as novidades).

Minha pessoa sabe que será difícil (e talvez nem consiga) chegar às cinquenta mil palavras. Contudo, o espírito combativo se faz presente e toda a força motriz estará nele baseado, durante a participação no NaNoWriMo. Fique à par, para tanto, que este blogueiro estará desenvolvendo um drama chamado Vyntho, cuja pequena sinopse poderá ser por ti lida no profile de minha pessoa no site do evento (acesse-o pela coluna lateral à direita).

O recado está dado, mesmo que de uma forma muito longa. Este blogueiro conta com o seu apoio, para que tudo corra bem durante o NaNoWriMo. Desta forma, minha pessoa se despede com um suave e delicado "até breve".

Acesse o site oficial do NaNoWriMo, clicando aqui 

 Twitter do blogueiro/escritor: aqui

- NETOIN! Mais! -

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Devaneio Mental no universo dos videogames...

Vem aí mais um Devaneio Mental...

Este blogueiro aspirante a escritor agradece por sua visita ao NETOIN! Mais!.

A presente edição da seção Devaneio Mental será uma homenagem bem dosada ao Dia das Crianças. Para a terra Brasil, tal data é celebrada junto ao feriado nacional da Padroeira do País. Mas, deixando algumas peculariedades de lado neste momento, minha pessoa anseia com muita humildade que você se agarre nesta pequena história, que usa como inspiração dois conhecidos personagens do universo dos videogames: a guerreira da natureza Nakoruru e o robozinho azul Megaman.

Deve-se aqui confessar que este é um crossover bem inusitado. Contudo, a base dele está ligada a um sonho de criança que, em si, esconde uma faceta muito cruel dos tempos modernos. Um conto infantil, muito meigo e dócil em suas palavras que transmite uma mensagem séria e objetiva.

Sendo assim, esteja convidado à acompanhar esta pequena mas reluzente história, provinda de um sonho de criança, que poderá cativar o seu coração. Tenha uma boa leitura.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Encontros e desencontros na arte da escrita...

 Tomada da chegada ao destino: ida.

Houve um tempo no qual minha pessoa apenas sonhava em viajar por aí. Um adolescente no auge de seus dezesseis anos de idade que já queria, de alguma forma, conhecer várias cidades e elas poder explorar. Um verdadeiro sonho de menino. Queria poder dizer que já havia pisado em lugar tal, ter comido de seus pratos típicos, ter conhecido pessoas interessantes e ter se maravilhado com uma ambientalização totalmente diferente da qual estava acostumado.

E passaram-se dezesseis anos. Uma vida inteira, praticamente. Em meados de setembro de 2010 resolvi colocar em prática meu anseio de conhecer vários lugares. Depois de longos 21 anos, entrei novamente em um ônibus rodoviário. De forma solo. O destino era a cidade catarinense de Mafra, local este escolhido à dedo como o início de uma jornada que perdura até hoje. Cada passeio/viagem é uma aventura, na qual apenas as fotos podem constatar e dar veracidade para cada momento.

E vieram várias outras cidades desde então. Desde idas ao melhor estilo mochileiro (de ficar um dia no lugar) até o descanso de férias no trabalho. A ida até Santana do Livramento/RS, região da fronteira livre com a cidade uruguaia de Rivera, acabou sendo mais um marco pessoal. Ao todo foram 42 horas dentro do ônibus, somando ida e volta, onde uma quantidade exorbitante de fotos foram tiradas e os trechos noturnos desta verdadeira epopeia ficaram reservados ao sono absoluto.

O mês de novembro de 2010 marcou o retorno ao solo de nascença após longos 22 anos: o Estado de São Paulo. Para tanto, Registro/SP foi o alvo de minha visitação. No mesmo ano, Chapecó/SC e Joinville/SC acabaram sendo eleitaa para uma ida ao melhor modo mochileiro de ser, sem o menor resquício de arrependimento. Entretanto, o mês de fevereiro (em 2012) marcou a minha volta para a cidade natal, a capital paulista, depois de exatos 23 anos. Várias outras cidades puderam ser por minha pessoa visitadas desde então: Miracatu/SP, Paranaguá/PR, Ponta Grossa/PR, São Bento do Sul/SC, São Mateus do Sul/PR, Ourinhos/SP e Sorocaba/SP. Mais recentemente, Porto Alegre/RS acabou sendo o destino para o descanso de férias, superando toda e qualquer perspectiva por minha pessoa lançada antes da viagem.

Tomada da chegada ao destino: volta.

Qual seria, então, o motivo de mostrar parágrafos dignos de um diário pessoal em um blog aberto para quem queira visitá-lo? Este blogueiro gostaria de ter uma resposta sincera para tal pergunta, mas provavelmente a mesma poderia provocar ainda mais dúvidas, fora as já existentes. Preferível deixar como está...

O legal está justamente nesta fixação pelos passeios. O dinheiro curto não possibilita que isto seja feito com frequência, até porque a vida exige que certas prioridades tomem a frente de imediato. Mas cada foto é um pedaço de um momento, de um acontecimento, um espaço que passou à ser ocupado na mente deste blogueiro com grande entusiasmo. As imagens em fotografias podem passar muitas e diferentes mensagens, cujo entendimento pode ser mais simples do que com palavras proferidas por uma pessoa.

Por isso, a ideia de se fazer um conto reunindo o que de melhor minha pessoa pôde observar nestas andanças ganhou forma e consciência. Será um trabalho difícil, árduo e até meticuloso. Não haverão ranqueamentos, nem tão pouco citações à "coisas boas versus coisas ruins". Apenas os momentos, o que cada imagem vem à representar, entre tantas outras coisas.

A chance de se obter sucesso caminha de forma paralela à chance do conto se tornar falho. É um risco que merece atenção, no qual a minha pessoa resolveu fazer aquela aposta marota e certeira. Ainda bem que existem as imagens registradas em fotos...

O Twitter deste blogueiro e o e-mail deste blog aguardam por sua opinião!

- NETOIN! Mais! -

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Devaneios Mentais na busca pela felicidade...


Seja bem-vindo!

O NETOIN! Mais! lhe faz um convite muito singelo e sucinto. A chamada da vez é para um texto que se faz carregar por muito drama emocional, onde várias temáticas se fazem nele misturar. Questões como o abandono familiar, o primeiro amor e a adoção são aqui tratados de uma forma límpida e direta.

Você conhecerá a história de uma garotinha chamada Amy, que vive em um hospital. Ela é vítima de uma doença rara e muito grave, que poderá lhe causar muitos problemas. O aparecimento de um rapaz poderá transformar a sua vida em algo mais humano e prazeroso, na medida que seu tempo na Terra vai ficando cada vez mais curto.

Aqui se fará disponível o primeiro capítulo para que você leia e pondere. Os outros quatro capítulos estarão disponíveis no link para download, ao término do texto, aso seja de seu interesse a continuidade de leitura deste conto. Sinta-se à vontade e opine na área de comentários deste blog.

Segure as suas emoções e apaixone-se pela pequena Amy você também.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Devaneios Mentais com o mascote em casa...


Seja bem-vindo.

Após a apresentação de um sci-fi com vários elementos de uma ficção apocalíptica (Na destruição há uma gota de esperança!), o NETOIN! Mais! apresenta neste instante algo bem mais leve, relaxante e, de alguma forma, humorístico...

O mascote oficial do blog NETOIN! completou um ano de existência no dia 2 de outubro último (veja os posts especiais aqui e aqui). Trata-se do pequenino Netotin, um mascote que procurou fugir um pouco do chamado universo comum da criação de mascotes, ao ser idealizado como um onigiri com rabo de raposa. Seu modo de falar infantilizado remete diretamente à lembranças da uma época (na qual) a vida era bem mais amena.

Passado o primeiro ano no qual o Netotin aparece na internet, pode-se afirmar que o simpático mascote já tem o seu espaço mais do que assegurado. É bem verdade que isto não sugere nada como um estrelado ou algo do gênero, mas sim à todo um escopo de simplicidade e de simpatia, promovidos constantemente por este ser que possui uma fala clássica bastante peculiar: ~netin!.

E a razão de existir desta edição da seção Devaneios Mentais é justamente esta. Promover pequenas histórias que mostram um pouco do dia a dia do Netotin com o seu dono. Neste momento, você ficará à par de alguns eventos ocorridos no lar. Em uma próxima oportunidade, será a vez de mostrar o ponto de vista do mascote Netotin ao viajar junto de seu dono por algumas cidades.

Visitante, fique à vontade. Não deixe de comentar, pois a sua opinião tem um ponto de importância enorme aqui. Tenha uma boa leitura.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Devaneios Mentais apocalípticos...


Seja bem-vindo ao NETOIN! Mais!.

Com grande alegria se faz chegar a quinta edição da seção Devaneios Mentais. Após três textos onde se faziam aparecer a realidade, e o quarto que era uma inocente poesia infantil, a quinta parte falará sobre fantasia. Será sobre uma fantasia nada amigável e, até certo ponto, desesperadora.

Você connhecerá um homem chamado Kraw. Alguém que perdeu tudo em razão de uma forte invasão alienígena na Terra e que encontrará, nos braços de uma pequena e frágil garotinha chamada Beatriz, uma razão para poder defender alguém em sua vida...

Leia este texto. Desenvolva uma opinião sobre ele. Instigue a sua curiosidade até um novo nível e, quem sabe, consiga colocar-se no lugar de Kraw. Tenha uma boa leitura.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Devaneios em verso e prosa?


Seja bem-vindo ao NETOIN! Mais!.

Neste momento, você está convidado à ler algumas linhas de uma pequena e humilde poesia, simples em seu arranjo mas direta em seu contexto, feita por minha pessoa quando tinha 15 anos de idade. Acredito que uma breve explicação se fará necessária, para uma melhor compreensão...

Tais linhas que você lerá mais abaixo foram escritas em 1993, quando cursava a oitava série do ensino fundamental. Era época de Páscoa e minha pessoa estava lendo as cartas feitas por alguns amigos de Taboão da Serra/SP, onde morei até 1989 (ano no qual mudei-me para Curitiba).

Sim, naquele ano e tendo apenas 10 anos de idade, pode-se dizer que havia sido atingido pelo cupido, pois estava gostando de uma colega de classe. Uma amizade que iniciou-se um ano antes, na terceira série, e se desenvolveu lentamente mas de forma agradável. Uma vez por semana, nossas mães se encontravam com outras mulheres para uma reunião da qual não me recordo e, em tais ocasiões, a brincadeira era total.

Me recordo até hoje do nome e sobrenome desta jovem. Este sentimento que estava começando à aparecer acabou se extinguindo com o passar dos anos. Encontrar estas singelas palavras em uma de minhas antigas agendas me deixou com grandes saudades daquela época. É claro que, atualmente, nossos caminhos estão bem separados e nunca mais tive um único contato com esta pessoa (ou seja, desde 23 anos atrás).

Mesmo que não exista mais tal sentimento, gostaria de compartilhar tais palavras neste momento. Por isso, aprecie as linhas mais abaixo, nobre visitante.

domingo, 23 de setembro de 2012

O fim dos devaneios no supermercado...


Como tem passado, caro visitante? O NETOIN! Mais! regressa com a seção Devaneios Mentais para dar o devido ponto final à saga da jovem Angelina, que é operadora de caixa em uma grande rede supermercadista. A moça está atrás da realização de um sonho muito antigo e importante para ela...

Entretanto, a Angelina tem notado que nem tudo são flores. Ela tem notado que existem pedras em seus caminho e que a sua responsabilidade não é, necessariamente, bem vista por todos no lugar onde trabalha. Um boato está para colocar em risco o seu emprego, e a jovem não está em posição de deixar tal oportunidade escapar...

O que acontecerá à Angelina? Haverá um prosseguimento de carreira para ela no supermercado? São tantas incógnitas, tantas coisas que passam à mente neste momento, que o mais indicado à se fazer é que leias o texto abaixo e, logo após, comente sobre este final.

Tenha uma boa leitura e até o próximo texto desta seção, amigo visitante.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Devaneios mentais no supermercado...

Aparecendo novamente...
Saudações, caro visitante.

Após a boa acolhida que o início desta seção recebera, minha pessoa não vê motivos para que a mesma não ganhe seu segundo artigo com antecedência. O planejamento original era para a próxima segunda-feira, dia 24 de setembro. Contudo, não há muitas razões para que o texto não seja agora publicado.

Antes do mesmo, faço aqui os mais sinceros agradecimentos aos comentários recebidos aqui no NETOIN! Mais! e também às chamadas feitas por várias pessoas através do Twitter. Cada elogio, sugestão e crítica estão sendo devidamente analisadas. Espero poder corresponder cada auxílio recebido com muito carinho e responsabilidade.

Para hoje, reservo a pequena história de uma moça que trabalha como caixa operadora em uma rede de supermercados. É uma história fictícia com silhuetas da realidade. Fique à par de um pouco de seus pensamentos que, em realidade, se fazem presentes em boa parte da cabeça de quem é profissional desta área.

Tenha uma boa leitura e não se esqueça: opine com sinceridade.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Devaneios Mentais à vista...

O início de uma nova era se inicia agora...
Seja bem-vindo ao NETOIN! Mais!.

Depois de muito tempo pensando sobre como se daria o retorno total das atividades do blog, tal como registrado no post anterior (acesse-o aqui), é chegada a hora do retorno. Uma vez que este blog continuará à apresentar textos sobre esportes, informática e afins, o módulo principal de atuação será este, à ser apresentado neste momento para você.

Trata-se da seção Devaneios Mentais. Apesar da nomenclatura sugerir algo perverso, doentio ou até incógnito, a mesma apresentará textos puramente pessoais. O objetivo aqui é de resgatar velhos anseios que, durante muitos anos, ficaram presos à mente de minha pessoa e que jamais foram colocados para fora.

De certo, não saberei aqui dizer se uma pequena série está a caminho. Julgo ser muito cedo para isso. É preferível mencionar que aqueles textos, ideias e coisas que estavam trancafiadas dentro do meu ego pessoal finalmente acharam um motivo para sair e aparecer, para todos. No caso, o NETOIN! Mais! será a casa perfeita para tamanho retorno.

Por isto, fique à vontade. Aprecie este texto inaugural da seção Devaneios Mentais e deixe seu comentário (com uma crítica, elogio, sugestão). Caso prefira, mande um e-mail para [linux1996@gmail.com]. Tenha uma boa leitura.

domingo, 16 de setembro de 2012

Entre idas e vindas, a hora do retorno...

Porto Alegre/RS: férias inspirativas...

Este humilde blogueiro, há muito tempo, fez pensar em um modo no qual poderia fazer esta casa voltar à atividade. Desde a sua concepção original, datada de 2008, as coisas mudaram demais neste blog. Infelizmente, não para a melhor...

A ideia central, baseada em ser um diferencial completo do blog NETOIN! (dedicado à animação e cultura japonesa) tomou forma e consciência. Por um tempo deu amplo resultado mas, atualmente, o destino mais certo para o NETOIN! Mais! iria ser o esquecimento e, quem sabe, a exclusão completa do mesmo.

Com o tempo sendo dedicado ao blog principal já citado, somado à sua contraparte (o Netotin do NETOIN!) e um outro espaço dedicado à busologia (sendo este o Bus! NETOIN!), o NETOIN! Mais! (que estava mais para NETOIN! Menos!) foi caminhando à passos largos para o esquecimento pleno...

Entretanto, pensamentos presentes à cerca de um mês juntaram-se às conversas estabelecidas com uma boa amiga, recentemente, durante as férias na cidade de Porto Alegre/RS. Entre as ideias que se faziam aumentar na mente deste blogueiro e as palavras trocadas durante a citada conversação, acabou surgindo o direcionamento final e desejado para o NETOIN! Mais!, com sentimento positivo de sucesso.

À partir deste franco momento, o NETOIN! Mais! terá como base de estruturação os textos de caráter mais pessoal. Não será exatamente um diário eletrônico mas, aqui, aparecerão os posts sobre temas que englobam o cotidiano deste blogueiro, que passarão sobre sonhos e esperanças pessoais, alegrias e tristezas, ilusões e desiluoes, entre outras coisas...

Tão logo este humilde blogueiro retorne à Curitiba/PR, os trabalhos com este blog tomarão forma e consciência. Em primeiro lugar, uma troca real de layout será aqui feita, na qual também haverá a criação de um logo e a incorporação de um mascote, tal como hoje ocorre com o NETOIN! e que, em breve, estará também presente no Bus! NETOIN!.

Em segundo plano, certos contos e histórias feitas por este blogueiro, após prévia avaliação e sugestões que serão dadas por duas nobres pessoas da grande rede, aparecerão aqui com grande força. É certo que a vontade de fazê-lo já tem longa data, mas um estopim para isso era sumariamente necessário. Será uma iniciativa bacana e que você será muito bem-vindo para acompanhar a mesma.

De momento, é isto. Este blogueiro está contente com tal resolução e espera ansioso para que você, amigo visitante, também se sinta à vontade com esta ideia.

Até breve.

- NETOIN! Mais! (especialmente de Porto Alegre/RS) -

domingo, 3 de junho de 2012

A corrida para os Jogos Olímpicos de 2020, com um pouco de história...

Os anéis olímpicos, em evidência.

Desde o longínquo ano de 1896, esportistas de todo o planeta se reúnem em uma mesma localidade na finalidade de celebrar, com harmonia, o chamado movimento olímpico. Foi o francês Barão Pierre de Coubertin quem resgatou tal ideal nos momentos finais do século XIX, no anseio claro em reviver uma antiga tradição realizada há muitos séculos atrás pelos gregos.

O nome Jogos Olímpicos foi oficializado. Após um congresso em 1894, ficou estabelecido que a capital grega, Atenas, seria a cidade que receberia (em dois anos) a primeira edição do Jogos Olímpicos da Era Moderna. Tal fato se concretizou com brilhantismo mas, quatro anos após, ficou em estado de alerta.

O alerta se deveu ao fato dos Jogos de Paris'1900 e de Saint Louis'1904 serem ofuscados por Feiras Internacionais, realizadas junto ao evento esportivo. Desnecessário enfatizar que o movimento olímpico conheceu, ali, seu primeiro grande risco. Mas a realização das Olimpíadas de Londres'1908 tratou de colocar as coisas mais em ordem.

Desde seus momentos iniciais, as Olimpíadas Modernas já conheceram problemas e, atualmente, também conhecem outros problemas. Excetuando-se as duas Guerras Mundiais (que levaram ao cancelamento do Jogos de 1916, 1940 e 1944) oportunidades de ordem política e/ou financeiras tornaram-se o grande obstáculo à ser batido pelo Movimento Olímpico.

O logo de Londres, sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

Como esquecer do ataque terrorista à delegação de Israel, durante os Jogos de Munique'1972? Da mesma forma, os grandes boicotes políticos aos Jogos de Moscou'1980 e de Los Angeles'1984 mostraram muito daquele famoso pragmatismo existente, onde o poder e as casualidades tendem à tudo mover. A eleição de Atlanta para sediar os Jogos de 1996 também carregam, até hoje, dúvidas quanto a sua escolha frente à Atenas (tratava-se da edição do Centenário Olímpico).

No quesito finanças, os Jogos de Montreal'1976 mostraram que o Movimento Olímpico estava em um momento alarmante. A cidade canadense precisou de muitos anos para equilibrar as suas finanças, por conta da realização de uma Olimpíada que não deu, enfaticamente, nenhum retorno (o Estádio Olímpico de Montreal, até hoje, é um símbolo disto). Em uma época de Guerra Fria, Moscou'1980 conseguiu manter-se sozinha. E foi com Los Angeles'1984 que apareceu uma edição da Olimpíada de retorno financeiro, com merchandising agressivo e produtivo. Os ideais olímpicos misturavam-se à outros ideais, para o bem ou para o mal.

Incrível notar que, após 1984, muitas cidades anseiam em sediar o Movimento Olímpico. Para 1988 haviam apenas duas candidatas (a sul-coreana Seul e a japonesa Nagoya). A corrida em sediar a Olimpíada de 1992 viu o número de cidades candidatas elevar-se para onze (onde seis foram as finalistas).

Com custos cada vez mais ousados e determinações socioecológicas cada vez mais presentes, as cidades candidatas vem o desafio em sediar o Movimento Olímpico maior edição pós edição. Pequim'2008 passou o bastão da responsabilidade para Londres'2012, que se encarregará de passar a bandeira olímpica para Rio'2016. E a cidade brasileira será a responsável por conduzir a chama até uma nova sede, na qual ocorrerá a confraternização esportiva de 2020.

Um alento em comum cabível para todas as sedes (e postulantes ao evento) está, justamente, no quesito legado olímpico. Gastar muito com as obras, e elas ficarem sem uso após o Movimento Olímpico, é algo que tem de ser repensado.

As candidatas para 2020

Site do Comitê Olímpico Internacional (COI), em detalhe.

Tendo por base o que foi descrito no último parágrafo mais acima, as candidaturas olímpicas não podem simplesmente esperar pelo retorno financeiro. Há todo um legado que deve ser levado com grande responsabilidade, tanto esportivo quanto social. E a capacidade de elevar os nomes de suas nações adiante também faz parte do processo.

O descrito acima serviu para Sydney'2000, que ensinou ao mundo como uma Olimpíada deve ser realizada (nas mais diferentes vertentes possíveis). Barcelona'1992 mostrou um apoio popular ensurdecedor. Atenas'2004 teve muitos problemas de entrega das obras, mas conseguiu realizar uma grande edição do Movimento Olímpico. Pequim'2008 mostrou todo o seu trabalho, após ter perdido para Sydney o direito de sediar os Jogos de 2000. A inglesa Londres colocará suas tradições à prova ao passo que o Rio sediará o evento, pela primeira vez, em solo sul-americano (a segunda vez na América Latina, sendo a primeira em 1968 na Cidade do México).

Agora, os olhares se voltarão para as três finalistas no pleito para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. A decisão final ocorrerá em Buenos Aires, na Argentina, em 7 de setembro de 2013. Vale lembrar que, inicialmente, haviam seis cidades candidatas. Com uma desistência (que foi a da capital italiana, Roma) e a eliminação de duas contestantes (Baku no Azerbaijão e Doha no Qatar) três candidaturas seguirão adiante.

Istambul, Turquia

Detalhe do site oficial da candidatura de Istambul para 2020.

A cidade turca não está se candidatando pela primeira vez a ser uma sede olímpica. Para os pleitos de 2000 e de 2008, Istambul integrou o grupo das cidades finalistas. A cidade possui não apenas uma história grandiosa (Constantinopla é o nome antigo desta cidade, que já foi a capital do Império Bizantino) como também uma localização estratégica e importante, entre a pequena parte europeia do País (veja aqui) e a sua parte asiática.

Istambul é a cidade mais populosa de toda a Turquia, sendo que nela está grande parte das movimentações econômicas que ocorrem no País. Entretanto, o crescimento populacional aguçado da cidade faz com que a mesma tenha problemas em algumas de suas zonas. Questões como trânsito e poluição são citadas constantemente. Hoje, Istambul é a quinta cidade mais populosa do mundo, estando logo atrás da indiana Deli e logo à frente da brasileira São Paulo.

A candidatura turca prevê um número de obras muito importante e preciso. Os locais das provas unirão toda a área costeira de Istambul, bem como as suas zonas históricas. Parte da região florestal da cidade servirá também ao propósito olímpico. A maior parte dos eventos deverão ocorrer na parte europeia da cidade (um mapa geral pode ser visto aqui).

A maior cidade turca parece levar adiante uma candidatura de muito respeito, tendo como um de seus alicerces toda a importância histórica que a cidade possui. Um legado que, caso Istambul seja escolhida como sede, pode ser deixado para as futuras gerações da cidade. E motivos para vislumbrar Istambul sediando a Olimpíada não faltam.

Site oficial: Istambul 2020.

Tóquio, Japão

Detalhe do site oficial da candidatura de Tóquio para 2020.

A capital japonesa é uma cidade que respira tecnologia e tradicionalismo, que procura unir o novo e o antigo. Tóquio já foi candidata a sede olímpica em algumas oportunidades, tendo sido a cidade escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 1964, em uma candidatura que venceu a norte-americana Detroit, a austríaca Viena e a belga Bruxelas. Foi durante a edição olímpica de 1964 que os japoneses mostraram, para o mundo todo, sua evolução e poder de reação após o estado no qual ficou o País na Segunda Guerra Mundial.

A capital japonesa tem, hoje, o maior PIB de todo o planeta (avaliando o quesito cidades). A diversidade cultural tem aumentado na medida em que os contatos ocidentais ficam cada vez mais em evidência. Ainda assim, os costumes tradicionais do Japão se fazem conservar com responsabilidade, especialmente no que se diz respeito à religião. As vestimentas formam um fator de curiosidade (o kimono ainda é visto nas ruas de Tóquio mesmo que, atualmente, roupas tradicionais tem sido usadas apenas em certos dias e/ou eventos especiais).

Tóquio foi candidata à sediar os Jogos de 2016, mas acabou derrotada pela espanhola Madrid e pela brasileira Rio de Janeiro (ficando à frente da norte-americana Chicago). O plano estrutural da candidatura presente aparenta ter a base no pleito para 2016. A capital japonesa apoia-se em tudo aquilo que uma megalópole como ela pode oferecer (clique aqui e veja o mapa, escolhendo a opção Venue Plan).

A capital japonesa possui alicerces atuais fortes para ostentar a candidatura. O Japão não vive, atualmente, um momento econômico que lembre outras épocas. Ainda assim, todo um legado poderá ser deixado às futuras gerações. Tóquio é uma candidata de peso.

Site oficial: Tóquio 2020.

Madrid, Espanha

O logo da candidatura de Madrid para os Jogos Olímpicos de 2020.

A capital espanhola tentará, pela terceira vez seguida, levar a edição do Movimento Olímpico para o seu País. Derrotada nos pleitos para 2012 e 2016, Madrid pega toda a experiência adquirida e necessária, na busca para ser eleita como a anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2020.

No ano de 1992, Barcelona mostrou para o mundo uma Olimpíada regada à alegria dos seus participantes e espectadores. Desde 2005, Madrid tem mostrado que anseia em não apenas reviver toda esta alegria, como também realizar uma edição olímpica ainda mais esplendorosa e acochegante. A cidade possui uma estrutura propícia para tanto, que se alarga desde os seus sistema de transportes até parar nos atrativos turísticos que a mesma possui.

Uma questão que merece ser levantada está justamente no fato de Londres sediar o evento em 2012. O COI, em si, não pratica o rodizio de continentes para a escolha da sede olímpica mas, levando em consideração a localização das três cidades finalistas, Madrid aparenta ter uma pequena desvantagem. Entretanto, os motivos reais para alardes são outros que, em suma, são idênticos entre as três finalistas.

Madrid é uma candidata de respeito. Não apenas por sua cultura e importância, mas por carregar todo um anseio em realizar uma edição do Movimento Olímpico. Motivos para almejar tal realização a capital espanhola tem, e razões para crer no mesmo se concretizando também.

Site oficial: Madrid 2020.

No ar, fica apenas uma questão: qual será a sede
dos Jogos Olímpicos de 2020?

- NETOIN! Mais! -

Referências de importância:

International Olympic Committee (IOC) - clique aqui (Comitê Olímpico Internacional - COI).
Wikipédia - Lista dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Wikipédia - 2020 Summer Olympics (Jogos Olímpicos de Verão 2020).
Alvader.com - IOC Vote History (História dos Votos do COI).
GamesBids.com - 2020 Olympic Bid News (Notícias das candidaturas olímpicas para 2020).

quarta-feira, 14 de março de 2012

Brasil no pré-olímpico para Londres'2012!

Logo oficial para o qualificatório olímpico de Kakamigahara'2012.

O NETOIN! Mais! volta à ativa com uma notícia muito chamativa. Se você acompanha o hóquei sobre a grama com certa periodicidade já deve estar à par dos fatos. Contudo, para este humilde blogueiro, a chamada que se fará é de grande importância para o hóquei sobre a grama brasileiro.

Mas antes, se faz necessário um pequeno retorno ao passado, mais precisamente a fevereiro de 2011. A razão disto é simples pois, na cidade do Rio de Janeiro, as seleções masculinas de Brasil e de Cuba realizaram uma melhor de três partidas visando uma vaga nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara'2011. O selecionado brasileiro foi derrotado nas três partidas e ficou sem a vaga ( veja os dados no site da PAHF, clicando aqui ).

Além disso, os cubanos garantiram o direito de disputar uma das várias séries qualificatórias existentes para a próxima edição do movimento olímpico, em Londres'2012. Contudo, no último mês de fevereiro, uma seleção foi chamada para ocupar o lugar de Cuba ( que desistiu da vaga ) no qualificatório à ser realizado na cidade japonesa de Kakamigahara, no período entre 26 de abril e 6 de maio do corrente ano.

E o Brasil foi o País escolhido para ficar com a vaga de Cuba no citado torneio qualificatório. Segundo a Federação Internacional de Hóquei ( FIH ), o Brasil é o melhor colocado entre as nações "de reserva" no ranking de hóquei sobre a grama masculino ( veja o mesmo ao clicar aqui ) sendo esta a razão de sua escolha pela entidade para participar do pré-olímpico em solo japonês.

O selecionado masculino brasileiro terá pela frente as representações de Japão ( sede do grupo ), África do Sul ( a melhor ranqueada do grupo ), China, República Checa e Áustria. A tabela com os jogos já pode ser conferida no site da FIH ( clique aqui para visualizá-la ). Trata-se de uma chave extremamente complicada, na qual o Brasil poderá agregar uma valiosa experiência para o esporte.

Outros chaveamentos qualificatórios para o movimento olímpico de Londres'2012 estão distribuídos ao redor do globo ( veja sobre os mesmos aqui ). Alguns já se encerraram, enquanto outros continuam em disputa. No caso do chaveamento no Japão, o mesmo será o último à ser consolidado, tanto entre os homens como também entre as mulheres.

- NETOIN! Mais! -

----------

Veja a nota sobre a participação brasileira no qualificatório de Kakagimahara no site da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama e Indoor ( CBHG ), clicando aqui.

Veja nota similar no site da Federação Internacional de Hóquei ( FIH ) ao clicar aqui.

domingo, 1 de janeiro de 2012

E chegou 2012...

Curitiba/PR, em uma bela tarde de domingo...
- Foto tirada em 11/12/2011 -

Depois de mais de sete meses em estado terminal, em uma decisão muito especial sobre manter o blog ativo ou não, este blogueiro decidiu o que fazer, de agora em diante, com o NETOIN! Mais!.

Criado em março de 2008 com o intuito de ser uma extensão do NETOIN! para outros assuntos (pois o blog original passou à ficar centrado na animação e na cultura japonesa), este humilde blog terá um direcionamento definido com grande exatidão.

Além do espaço para pequenos textos esportivos e do cotidiano, o NETOIN! Mais! será um blog dedicado, de igual forma, à alguns textos de caráter mais pessoal e para a apresentação de fotografias, que passou à ser um hobbie para este humilde blogueiro.

É bem verdade que há o álbum pessoal deste blogueiro no Panorâmio. Contudo, este blog servirá de igual maneira para o propósito, com algumas fotos de outros caracteres. Desta forma, o blog mantém a sua razão de continuar ativo, sem falsas delongas ou promessas vazias.

E assim inicia-se 2012. Um ótimo ano novo para todos.

- NETOIN! Mais! -
Posted on domingo, janeiro 01, 2012 | Categories:
- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019