sexta-feira, 16 de abril de 2010

Curtas do esporte - parte #8: vôlei e hóquei na área...


O XVII sul-americano juvenil de voleibol masculino encerrou-se na tarde de hoje ( 16 de abril ) na cidade de La Guaira, na Venezuela. Tal campeonato, disputado pelas representações de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela valia duas vagas para o mundial de vôlei masculino juvenil em 2011.

Brasil e Argentina eram as seleções à serem batidas. No confronto entre ambas, os argentinos venceram os brasileiros em sets corridos ( 3-0 ) porém movimentados que, além de tudo, mostraram o porque destas duas seleções estarem no top'5 ( atualização: 10 de janeiro de 2010 ) no ranking mundial da categoria ( a Argentina em primeiro, o Brasil em terceiro. Irã, Rússia e Índia completam o referido top ).

Ao final da competição, Argentina e Brasil ( campeão e vice-campeão, respectivamente ) levaram as vagas para o mundial de 2011. O campeonato ofertou o bronze para os anfitriões venezuelanos. Colômbia, Chile e Peru ( nesta ordem ) completaram a qualificação final.

Veja: Confederación Sudamericana de Voleibol.

As vagas do vôlei para a Olimpíada'2012


O logo dos Jogos Olímpicos Londres'2012.

Ficou definida a distribuição das vagas para a disputa do vôlei em Londres'2012. Ao todo, serão 24 vagas ( 12 no masculino e 12 no feminino ). A Grã-Bretanha ( Reino Unido ), como sede do movimento olímpico em 2012, tem a sua vaga assegurada.

A Copa do Mundo de Vôlei'2010 dará três vagas para a Olimpíada, tanto no masculino como também no feminino. Os torneios continentais, em ambas as modalidades, também ofertarão uma vaga cada, ou seja, os campeões estarão classificados para os Jogos Olímpicos de 2012.

As três vagas restantes serão ofertadas em torneios seletivos que serão feitos ao redor do mundo. Serão três torneios masculinos e um torneio feminino.

Veja: Confederación Sudamericana de Voleibol.


BDO World Cup'2010: definição das últimas vagas

Imagem - detalhe - do site da Federação Chilena de hóquei sobre a grama.

Três torneios classificatórios ao redor do mundo definem as últimas vagas para a Copa do Mundo feminina de hóquei sobre a grama, que será disputada de 30 de agosto à 12 de setembro deste ano na cidade de Rosário, na Argentina. Tal evento será o 12º da história do esporte na modalidade feminina.

À bem da verdade, um dos torneios classificatórios se encerrou em 3 de abril, tendo sido disputado em San Diego, nos Estados Unidos. Além das norte-americanas, as seleções de Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, México e França também se fizeram presentes. As anfitriãs foram derrotadas na final pelas sul-coreanas ( 1-3 ), que acabaram ficando com a vaga para Rosário'2010.

O segundo torneio terá início no sábado, dia 17 de abril. A sede será a cidade russa de Kazan. Além da Rússia se farão presentes as representações do Azerbaijão, de Belarus, da Itália, do País de Gales e do Japão, sendo a última representação citada a mais forte do torneio, apontada como favorita para levar a vaga ofertada pelo mesmo para Rosário'2010.

O terceiro e último torneio será realizado em Santiago, no Chile ( de 24 de abril à 2 de maio ). Além das chilenas, as seguintes representações estarão presentes no citado torneio classificatório: Austrália, Escócia, Irlanda e Malásia.

* Ata Holding World Cup Qualifier Women San Diego 2010: aqui;
* BDO World Cup Qualifier Women Kazan 2010: aqui;
* BDO World Cup Qualifier Women Santiago 2010: tabela.
NOTA: estão qualificadas para a BDO World Cup'2010:
Argentina ( sede ), Alemanha, África do Sul, Espanha, Inglaterra, Holanda e
Nova Zelândia.
- NETOIN! Mais! -

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sul-Americano de hóquei sobre a grama: faltou pouco para o Brasil ir ao pódio...

O logo da competição.

O sul-americano de hóquei encerrou-se no último domingo ( 11 de abril ), com as definições para posicionamento final. No que diz respeito às disputas em si ( entenda-se: quem enfrentaria quem para tal posição final ) apenas houve a lógica...

Na grande final, uma partida bem desenvolvida entre a Argentina e o Chile, onde o resultado final ( 3-0 ) mostrou o porque da Argentina ainda estar à frente dos demais neste esporte no continente sul-americano.

A disputa do quinto lugar colocou frente à frente venezuelanos e paraguaios. Na última rodada da fase classificatória, Los Viño Tinto ( alusão à seleção de futebol da Venezuela ) já havia vencido a representação paraguaia. E, em uma partida de 11 gols, a Venezuela venceu novamente o conhecido adversário ( 7-4 ).

Brasil X Chile: detalhe da partida na fase classificatória.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Por sua vez, a disputa do bronze colocou frente à frente brasileiros e uruguaios, que fizeram uma partida de fortes emoções. O tempo normal terminou na igualdade sem gols, o que levou a disputa para a prorrogação com gol de ouro.

Faltando pouco menos de cinco minutos para encerrar-se a prorrogação, eis que o Uruguai marcara o gol de ouro, que lhe deu a terceira posição no sul-americano Rio'2010. Os brasileiros, novamente, ficaram com o quarto lugar final.

Argentina e Chile, como já frisado em outra postagem, asseguraram suas presenças diretas nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara'2011. Para o Brasil, ficou a prova da evolução no esporte, que necessita ainda de um incentivo maior para agregar uma melhor formação do hóquei sobre a grama em nosso País.

Agradecimentos

Detalhe de Brasil X Venezuela.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Mais uma vez, este humilde blogueiro agradece ao jovem Nelson Siqueira, que gentilmente autorizou a publicação de suas fotos do sul-americano Rio'2010 no NETOIN! Mais!.

Além disso, faz-se parabenizar aqui todo empenho das moças e dos rapazes que representaram o Brasil em mais esta competição de hóquei. Faltou pouco para equipe masculina realizar o anseio de subir ao pódio. E a equipe feminina também mostrou o seu brio.

Até a próxima competição.
Avante, hóquei brasileiro!

- NETOIN! Mais! -

----------

Veja os vídeos da PAHF sobre o sul-americano Rio'2010, acessando o seu canal no portal YouTube, ao clicar aqui.
Posted on terça-feira, abril 13, 2010 | Categories: ,

domingo, 11 de abril de 2010

Sul-Americano de hóquei sobre a grama: terminou para as mulheres...

O logo da competição.

O sul-americano de hóquei sobre a grama, que está sendo disputado no Rio de Janeiro, encerrou as atividades na modalidade feminina neste sábado, dia 10 de abril. No domingo haverá a decisão entre os homens. Para elas e para eles, as decisões de 1º e 2º lugar mantiveram a escrita de nosso continente neste esporte.

As representações de Argentina e Chile fizeram a grande final da competição no feminino. Os mesmos países farão a decisão no masculino. Por sinal, as decisões do bronze e do 5º lugar também seguem o mesmo protocolo, com Uruguai X Brasil e Paraguai X Venezuela, respectivamente.

No feminino, Las Leonas comandaram tudo...


Brasil X Venezuela: a única vitória de nossa seleção no feminino.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

O Brasil, nas duas últimas rodadas da fase classificatória, venceu bem as venezuelanas ( 5-0 ) e perderam para as argentinas ( 0-13 ). Com isso, ficaram com a quarta colocação final, estando credenciadas para a disputa do bronze contra as uruguaias. A representação celeste havia, nas mesmas últimas duas rodadas, goleado as paraguaias ( 13-0 ) e perdido a chance de irem à disputa do ouro, após serem derrotadas pelas chilenas ( 1 -3 ).

Uruguai e Brasil fizeram uma boa partida. Porém, as brasileiras foram novamente derrotadas pelas vizinhas do sul ( 0-5 ), e acabaram na mesma posição que no último sul-americano ( em Montevidéu'2008 ): na quarta colocação.

Na grande final, a Argentina mostrou toda a sua força e derrotou a representação do Chile ( 4-0 ), coroando em grande estilo a campanha de seis vitórias, com 72 gols marcados e apenas 1 sofrido ( contra o Uruguai nas classificatórias ). Ambas as finalistas garantiram o passaporte para os Jogos Pan-Americanos Guadalajara'2011.

O Paraguai garantiu a quinta posição após uma dura vitória contra a Venezuela ( 2-1 ).

A decisão no masculino será neste domingo


Detalhe da partida entre Brasil e Venezuela.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

No final da fase de classificação, o Brasil venceu a Venezuela ( 3-0 ), e foi goleado pelo Chile ( 2-8 ). Com isso, acabaram na quarta colocação e passando para a disputa do bronze contra o Uruguai, que terminaram na terceira posição. Os uruguaios, nas duas últimas rodadas, venceram apertadamente o Paraguai ( 3-2 ), e foram goleados pelos argentinos ( 0-8 ). Brasil e Uruguai disputarão o 3º lugar ( e a manutenção do sonho de ir para o Pan'2011 em Guadalajara ) neste domingo.

A final, como tem sido tradicionalmente, colocará frente à frente argentinos e chilenos ( ambas representações com vagas asseguradas no Pan'2011 ). Na fase de classificação, a Argentina venceu bem o Chile ( 4-0 ).

O 5º lugar será definido entre paraguaios e venezuelanos sendo que, no confronto entre as citadas representações na fase de classificação, os vizinhos mais ao norte se saíram melhor ( 1-3 ).

- NETOIN! Mais! -

----------

Acompanhe o Sul-Americano Rio'2010:
* através do site da PAHF, nas modalidades masculina e feminina;
* visitando o blog Hóquei Brasil.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sul-Americano de hóquei sobre a grama: não foi uma boa rodada para o Brasil...

O logo da competição.

A terceira rodada do Sul-Americano de hóquei sobre a grama foi disputada hoje, isso em virtude das fortes chuvas que têm caído na cidade do Rio de Janeiro. Esta rodada foi de grande e fundamental importância para todas as seleções presentes, em especial a uruguaia e a brasileira.

Tanto na modalidade masculina como na feminina, Brasil e Uruguai se enfrentaram. No sul-americano de 2008 disputado em Montevidéu, brasileiros e uruguaios se enfrentaram em condições bem similares à atual, onde a vitória significava a chance de brigar pelo pódio no final da competição.

Venezuela e Uruguai se enfrentaram no domingo dia 4, pela segunda rodada.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Na partida feminina, as brasileiras sucumbiram frente às uruguaias ( 0-7 ). Em 2008, as nossas meninas perderam duas vezes para as vizinhas ( 1-2 na classificatória, e 0-2 na disputa do 3º lugar ). Agora as brasileiras ocupam apenas a quinta posição na tabela ( estando na frente da Venezuela ), com remotas possibilidades de pódio.

A rodada feminina iniciou com todo o fulgor da Argentina frente o selecionado da Venezuela ( 27-0 ), o que dá para Las Leonas a primeira posição junto do Chile, mas com larga vantagem no saldo de gols. Por sua vez, o Chile bateu o Paraguai ( 12-0 ). A próxima rodada marca o encontro entre argentinas e chilenas, que deverá valer o primeiro posto da competição.

As partidas Brasil X Venezuela e Paraguai X Uruguai completarão a rodada.

Detalhe da partida de domingo entre brasileiros e paraguaios.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Entre os homens, a situação brasileira é um pouco melhor. Porém, os rapazes de nosso País perderem para a representação do Uruguai ( 0-2 ), ficando assim com a quarta colocação no campeonato até aqui. Em 2008, os brasileiros derrotaram os uruguaios ( 2-1 ) e finalizaram a competição com o quarto lugar.

Ainda pela terceira rodada, os argentinos golearam os paraguaios ( 14-0 ), e os chilenos fizeram o mesmo contra os venezuelanos ( 8-0 ). Argentina e Chile jogarão pela liderança na próxima rodada, que será complementada pelas seguintes partidas: Uruguai X Paraguai e Brasil X Venezuela.

Para os rapazes, a vitória será fundamental ( dada a pretensão da busca pelo pódio ), pois na última rodada enfrentarão o Chile.

- NETOIN! Mais! -
Posted on quarta-feira, abril 07, 2010 | Categories: ,

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sul-Americano de hóquei sobre a grama: as primeiras rodadas...

O logo da competição.

As duas rodadas iniciais já se fizeram passar no Sul-Americano de hóquei sobre a grama, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. Hoje é dia de descanso, a folga, e com isso uma breve análise pode ser feita.

Cravar a Argentina como franca favorita, nas competências masculina e feminina, é algo muito natural e direto. O Chile, segunda força continental neste esporte, tem tudo para assegurar tal condição. Ambas as representações deverão carimbar os seus passaportes para o Pan'2011, nas duas modalidades.

Detalhe da partida entre Brasil e Argentina, no sábado dia 3/abril.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Em se tratando das forças emergentes ( Brasil e Uruguai ), este início de competição tem apresentado interessantes dados. No masculino, ambas as seleções estão empatadas no terceiro posto, com uma vitória e uma derrota ( mas os uruguaios levam vantagem no saldo de gols ).

O Brasil iniciou a sua participação enfrentando os argentinos, no sábado. A derrota ( 0-12 ) acabou não sendo tão elástica da forma que ocorria em outras épocas. No domingo, os representantes da casa venceram satisfatoriamente a representação do Paraguai ( 5-0 ), dando o fôlego necessário para o prosseguimento da competição.

Os uruguaios iniciaram com uma boa vitória no sábado frente aos venezuelanos ( 5-0 ), mas no domingo foram derrotados pelos chilenos ( 1-6 ). Brasil e Uruguai se enfrentarão na terça dia 6 de abril, e a partida promete fortes emoções.

As paraguaias venceram as anfitriãs pelo marcador mínimo.
- Créditos: Nelson Siqueira, blog Hóquei Brasil. -

Entre as mulheres, o início do Brasil não foi dos melhores. No sábado, a derrota frente às paraguaias ( 0-1 ) deu uma certa sensação de que poderia ser melhor o resultado final para as anfitriãs. E no domingo, prevaleceu toda a experiência das chilenas sobre as donas da casa ( 0-9 ).

O Uruguai divide a terceira posição com o Paraguai, mas com larga diferença no saldo de gols. Isto porque a derrota inicial frente à Argentina ( 1-4 ) foi bem ingerida e, frente às venezuelanas, toda a experiência foi o diferencial ( 18-0 ).

No prosseguimento da competição, na terça dia 6 de abril, as meninas do Brasil enfrentarão as uruguaias, pela manutenção das pretensões de melhorar o quarto posto conquistado em Montevidéu'2008.

- NETOIN! Mais! -

----------

Este humilde blogueiro agradece cordialmente ao jovem
Nelson Siqueira
, que autorizou o uso de suas imagens neste blog.

Grato!


Visite o blog do Nelson, o Hóquei Brasil, clicando aqui.
Posted on segunda-feira, abril 05, 2010 | Categories: ,

domingo, 4 de abril de 2010

Jogos Sul-Americanos: muita festa em Medellín'2010, e até 2014!

O logo do evento esportivo, o maior da história dos sul-americanos.

É natural que, nestes tempos modernos, todo evento esportivo tenha a necessidade própria de ser uma espécie de marco, ou seja, servir de referência para o anfitrião posterior. Isso logicamente regado no intuito da melhora constante.

Os Jogos Pan-Americanos Rio'2007 foi um marco dentro do movimento pan-americano, onde os ares que se faziam presentes remetiam à uma Olimpíada. Mesmo com as falhas que ocorreram ( como esquecer do local improvisado para a disputa do beisebol e do softbol, ou então da bandeira da Argentina ter sido hasteada de ponta cabeça em um dos últimos pódios do evento ), ainda assim os Jogos Rio'2007 foram grandiosos.

Pois Medellín também serviu de marco. À partir da festa colombiana, o movimento sul-americano tende à não ser mais o mesmo. A organização imposta para a realização dos Jogos Sul-Americanos Medellín'2010 teve o porte, sem maiores exageros, de uma edição do movimento pan-americano.

Uma visão de Medellín'2010...

Dentre as principais melhoras vistas para o movimento sul-americano, destaca-se a criação da primeira vila sul-americana para os atletas. Além disso, todo o cuidado que a organização dos Jogos teve com as instalações esportivas foram dignas de elogios. Nem parece com o ano de 2002...

Sim, pois Bogotá seria a sede da edição do movimento sul-americano no citado ano. Alegando problemas internos, o movimento foi mudado para o Brasil, que adotou quatro sedes principais ao invés de abrigar o evento em uma única cidade ( São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belém ), isso em virtude do pouco tempo disponível para a adequação das instalações esportivas em uma única área.

E Medellín, com toda a sua organização e festividade, mostrou que a Colômbia está apta à receber, em um futuro muito próximo, a realização de uma edição dos Jogos Pan-Americanos ( o que não ocorre desde Cáli'1971 ). Isso poderia ser logo em 2015, porém a representante canadense Toronto levou a melhor sobre Bogotá ( COL ) e Lima ( PER ).

Medalhas...

Uma das 133 vezes em que o Brasil foi ao topo em Medellín'2010...

Amigo visitante, recorda-se da última postagem sobre estes Jogos Sul-Americanos, na qual se fazia destacar que a Argentina e o Brasil eram os favoritos à ficar em 1º lugar no quadro final de medalhas? Pois bem, os representantes argentinos ficaram com a quarta posição final. E o Brasil ficou em segundo, batendo o seu recorde no número de medalhas que era da edição de 2002, e ficando atrás dos anfitriões colombianos no quadro final em 11 medalhas de ouro.

Anfitriões estes que fizeram a sua melhor apresentação na história dos Jogos Sul-Americanos, ficando com 372 medalhas no total, sendo 144 destas de ouro. Aliás, vale muito destacar o ritmo crescente da Venezuela, que ficou com o terceiro lugar geral, tendo 34 medalhas de ouro à mais que a quarta colocada ( e 44 medalhas de ouro à menos que o segundo colocado ).

O quadro final de medalhas em Medellín'2010.
- Fonte: Medellin2010.org -

A Colômbia ganhou muitas medalhas em eventos como o ciclismo de pista, na patinagem em velocidade, no squash, no boliche, no levantamento de peso e no ciclismo de rua. Por sua vez, o Brasil se sobressaiu na natação, na ginástica artística, na ginástica rítmica, no judô, no atletismo e no taekwondo. A Argentina mostrou o seu poder no esqui náutico, na vela e no remo. A Venezuela impôs respeito no karatê, na esgrima e na luta olímpica. O badminton foi dominado amplamente pelos peruanos.

Muitas destas modalidades valeram vaga direta para o Pan de Guadalajara em 2011. E, nos esportes coletivos, não houveram muitas surpresas. No pólo aquático, por exemplo, a Argentina e o Brasil obtiveram o ouro ( no masculino e no feminino, respectivamente ). No futebol, os donos da casa foram os vitoriosos, mas na versão de quadra deste esporte o Brasil não encontrou adversários.

No vôlei, os rapazes da Argentina obtiveram a medalha de ouro com maestria ( o Brasil foi o 5º colocado ) e, entre as meninas, as brasileiras sobressaíram-se. No basquete, ouro para os argentinos e para as brasileiras. Não houve o hóquei sobre a grama, mas no beisebol e no softbol a Venezuela obteve o lugar máximo no pódio.

Na união de todas as nove edições dos Jogos Sul-Americanos, a Argentina ainda reina absoluta, com sete primeiros lugares e tendo 796 medalhas de ouro em um total de 2044. O Brasil é o segundo colocado, com uma conquista no geral ( Brasil'2002 ), tendo obtido 540 medalhas de ouro em um total de 1431. Embora ainda não tenha nenhuma conquista no quadro final de medalhas, a Venezuela desponta como sendo a terceira força do continente, seguida de perto pela Colômbia e, um pouco mais distante, pelo Chile.

Objetivamente

O Estádio Nacional de Santiago, no Chile.

Os Jogos de Medellín deixaram no ar um sentimento de dever cumprido, não apenas para os habitantes de tal cidade, como também para toda a Colômbia em si. Os anfitriões elevaram a organização destes Jogos à um novo nível que, para 2014, caberá para a capital chilena Santiago manter ou aprimorar.

O povo de Medellín está de parabéns, o mesmo valendo para os organizadores do evento esportivo, que colocou o ciclo sul-americano em um novo e histórico patamar.

Até Santiago'2014, com os X Jogos Sul-Americanos.

- NETOIN! Mais! -

----------

Veja o quadro geral de medalhas dos Jogos Sul-Americanos, clicando aqui.
Sinta um pouco do encerramento dos Jogos, clicando aqui.
- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019