terça-feira, 24 de junho de 2008

Falando de rugby!

Imagem da partida entre Brasil e Argentina, durante o sul-americano disputado
no Uruguai em janeiro de 2008.

O esporte mais popular do Brasil é o futebol, seguido de outras modalidades como o vôlei e o basquete. O atletismo, a ginástica olímpica, a natação, o judô, o futsal e o handebol também são conhecidos. No entanto, é fato que o futebol tem uma atenção maior da mídia do que qualquer uma das modalidades citadas anteriormente. O vôlei tem seu destaque, mas muito pequeno em comparação ao futebol.

Dada esta circunstância apresentada, fica difícil imaginar o como que outras modalidades são divulgadas no Brasil. O rugby é uma dessas modalidades. Muito embora às vezes passam-se uma coisa ou outra sobre este esporte, à rigor é pouco demais para se ter um maior conhecimento do mesmo.

Como diz o enunciado deste texto, agora será tratado do rugby. O "NETOIN! Mais!" já teve uma postagem sobre o cricket, agora será dado um pequeno tratamento para o rugby, tão conhecido e praticado em vários países europeus, na Oceânia, na África, e no continente americano, com um destaque especial para os argentinos.

Rugby no Brasil: situação atual

Uniformes da seleção brasileira de rugby.

Muito embora a maior parte dos brasileiros não conheçam muito à respeito deste esporte, o rugby já é praticado em várias regiões do país, como nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e vários outros.

As seleções masculina e feminina do Brasil possuem seus diferenciais. Estes diferenciais apresentam-se como a escalada que o rugby nacional tem à percorrer, fazendo-se jus para tanto uma comparação direta com alguns vizinhos do Brasil.

No caso masculino, a Argentina é a grande referência, uma potência ( já classificada para o mundial de 2011 na Nova Zelândia ). O Chile e o Uruguai formam o segundo escalão sul-americano, sendo sempre perigosos e algumas vezes acompanhados da seleção do Paraguai. O Brasil sempre encara o Paraguai como um grande adversário e, para chegar à Copa do Mundo de 2011, terá de passar por vários obstáculos ( incluindo as seleções paraguaia, chilena e uruguaia ).

A seleção feminina festeja o título no Uruguai, e a vaga para o Mundial de Seven's de 2009.

A seleção feminina domina a América do Sul, e não há exagero algum nesta frase. No último mês de janeiro, elas conquistaram o tetra-campeonato continental no Uruguai, de forma invicta, e garantiram uma vaga na Copa do Mundo de Seven's de 2009, em Dubai. Isto é um feito de grande respeito, de muito orgulho, e de grande valor para estas garotas e para o rugby brasileiro.

Um dos maiores empecilhos para o crescimento definitivo do rugby no Brasil é a falta de patrocínio. Embora a seleção masculina esteja progredindo e a feminina se encontre de forma brilhante, a falta de um patrocínio é o grande problema. Não é o único problema, mas é um grande diferencial.

Rugby no mundo

A seleção argentina, conhecida como Los Pumas, foi brilhante na Copa do Mundo de 2007, disputada na França.

Ao redor do mundo, o rugby é um dos esportes mais populares e lucrativos que existem. À rigor, a Copa do Mundo de rugby só é vencida em audiência pela Copa do Mundo de futebol e pelos Jogos Olímpicos.

O rugby é bastante popular especialmente nos países de influência inglesa, como a Austrália, a Nova Zelândia, a Escócia, o País de Gales, as Ilhas Britânicas e a África do Sul. Países como a França, a Itália, o Uruguai e a Argentina também são grandes adeptos deste esporte.

A última Copa do Mundo mostrou uma Argentina aguerrida, que conquistou com todos os méritos o terceiro lugar, derrotando os donos da casa na disputa, conhecidos como Les Blues. A final ficou à cargo dos Springbooks ( África do Sul ) e da Inglaterra, com o título ficando com a representação africana. Para a Copa'2011, as doze melhores colocadas de 2007 já estão garantidas.

A seleção brasileira masculina de rugby, que disputa o sul-americano B.

Os doze qualificados para a Copa'2011 são: África do Sul, Argentina, Austrália, Escócia, Fiji, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Nova Zelândia ( que será a sede ), País de Gales e Tonga.

As outras vagas para a Copa'2011 foram espalhadas por seletivas ao redor do globo. O Brasil, que disputa o sul-americano B, tem um grande caminho à percorrer: terá que vencer este sul-americano, derrotar o campeão do Caribbean Rugby Championship ( que é a seleção de Trinidad & Tobago ), vencer um triangular contra Uruguai ( Los Teros ) e Chile ( formando assim o sul-americano A ) e, após vencer este triangular, ainda decidirá a vaga na referida Copa contra o perdedor da disputa entre Estados Unidos e Canadá. Se perder esta última partida, ainda jogará uma repescagem contra um representante europeu, vindo do campeonato B do referido continente.

Interessante saber...

Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, que serão disputados em Guadalajara, haverá o retorno do rugby ao programa pan-americano. Ele estará presente no formato de seven's, muito embora ainda não tenha sido definido como se dará o processo de qualificação para o mesmo.

Existia a possibilidade de que, na Olimpíada de 2012 em Londres, o rugby ter o seu retorno ao programa olímpico, no qual se fez presente pela última vez nos Jogos de 1928. Mesmo em se tratando do formato de seven's, aparentemente o COI não foi adepto à esta idéia.

O Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Palco da final de 2015?

Interessante notar a corrida que se teve início no anseio em ser a sede da Copa do Mundo de 2015. Países como Inglaterra, Japão, África do Sul e Austrália já apresentaram suas candidaturas. A Argentina também está no páreo. De acordo com o site Rugby Magazine, o evento terá tudo para ser grandioso. Obviamente, as chances de Chile e Uruguai ( e também de Paraguai, Brasil, Colômbia... ) participarem do Mundial tornam-se maiores e mais atrativas.

O último ranking do rugby mundial oficializado pela IRB ( International Rugby Board ) mostra o pódium composto por África do Sul, Nova Zelândia e Argentina. O Paraguai é o 29ºcolocado e o Brasil está no posto de número 33. Outros sul-americanos: 19ºUruguai, 24ºChile, 59ºPeru, 61ºVenezuela, 65ºGuiana, 70ºColômbia.

- NETOIN! Mais! -

----------

Acesse aqui: o site da Associação Brasileira de Rugby ( ARB ), o site da IRB, o site Rugby Mania, e o site Rugby Magazine.
Visite também a comunidade Rugby Brasil no Orkut.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [NETOIN! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

NETOIN! Mais!



O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2014