sábado, 8 de março de 2008

Falando de Jogos Pan-Americanos...

Este é um ano olímpico. O ano onde ocorrerá o ápice de todos os eventos esportivos. A Olimpíada agrega isso e mais um pouco.

Porém, alguns continentes e comunidades de nações possuem, por assim dizer, suas versões diminutas dos Jogos Olímpicos. Para exemplificar, existem os Jogos Asiáticos ( o último foi Doha'2007 ), os Jogos da Comunidade Britânica ( no qual os Estados Unidos não se fazem presentes ) e os Jogos Pan-Americanos, que reúne os países das Américas ( Norte, Central e Sul ).

Breve histórico dos Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos nasceram de um ideal proposto antes da Segunda Guerra Mundial, onde vários países da América Latina queriam realizar uma competição ao nível de uma olimpíada, apenas entre os países da referida região.

Com o fim da trágica guerra, e em uma reunião do conselho pan-americano realizada em Londres, ficou decidido que a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos seriam realizados na capital argentina, Buenos Aires, em 1951.

Tradicionalmente, segue-se um rodízio entre as sedes do evento ( sul, central, norte ).

Dentre as modalidades disputadas, costuma-se seguir o programa olímpico. No entanto, incluem-se no programa pan-americano modalidades que nunca fizeram ( ou fizeram anos atrás ) parte do programa olímpico oficial, como o rúgby ( que está incluso no programa do Pan de Guadalajara'2011 ) e o futsal ( que se fez presente no Pan do Rio de Janeiro em 2007 ).

Todas as sedes

Segue-se abaixo uma listagem com todas as sedes do movimento pan-americano.

1951 - Buenos Aires-ARG ; 1955 - Cidade do México-MEX ;
1959 - Chicago-EUA ; 1963 - São Paulo-BRA ;
1967 - Winnipeg-CAN ;1971 - Cali-COL ;
1975 - Cidade do México-MEX ;
1979 - San Juan-PRC ;1983 - Caracas-VEN ;
1987 - Indianápolis-EUA ; 1991 - Havana-CUB ;
1995 - Mar del Plata-ARG ;1999 - Winnipeg-CAN ;
2003 - Santo Domingo-RDM ;
2007 - Rio de Janeiro-BRA.

Quadro de medalhas

Abaixo tem-se a relação dos dez países que mais conseguiram medalhas pan-americanas, de 1951 até 2007.

Quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos.
- Fonte: Wikipédia. -

Sobre 2011...

À rigor, eram quatro as candidatas: San Antonio ( EUA ), Mar del Plata ( ARG ), Bogotá ( COL ) e Guadalajara ( MEX ). No entanto, apenas a representante mexicana oficializou a candidatura, e mostrou todo seu planejamento que se tornou digno e forte. Graças à isto, Guadalajara foi eleita por unanimidade como sede dos XVI Jogos Pan-Americanos, em 2011.

O logo dos Jogos Pan-Americanos de 2011.

O México, país situado na América do Norte, possui um belo histórico no que diz respeito à realização de eventos esportivos.

Sua capital, a Cidade do México, foi a sede da única Olimpíada realizada até hoje na América Latina, em 1968. Na oportunidade havia vencido a capital argentina, Buenos Aires, na escolha da sede Olímpica, e também concorriam no mesmo pleito as cidades de Lyon/FRA e Detroit/EUA.

A capital mexicana ainda sediou duas edições dos Jogos Pan-Americanos, em 1955 e 1975. Sendo que em 1975, a capital mexicana herdou a sede que era de São Paulo/SP, por questões de problemas sérios que pairavam sobre a capital paulista na época.

O México, além disso, foi sede de duas edições da Copa do Mundo de futebol, em 1970 ( com o tri do Brasil ) e em 1986 ( com o bi da Argentina ).

Ou seja: o México já foi palco de importantes eventos de caráter esportivo, e isso faz com que o país já saiba muito bem como organizar e adiministrar um evento de grande magnitude.

Assista ao vídeo com a apresentação do logo dos Jogos Pan-Americanos'2011, clicando aqui.

A cidade de Guadalajara pegará todo o aprendizado dos eventos já realizados em solo mexicano, somado ao que integrantes do comitê organizador do Pan'2011 levarão como prós e contras do Pan'2007, para realizar aquele que já foi batizado como "o maior Pan da história".

O futuro do movimento Pan-Americano

Segundo a ODEPA ( Organização Desportiva Pan-Americana ), existe a intenção natural de manter-se o rodízio entre as três Américas nas sedes do Pan. No entanto, para 2015, ainda não apareceu nenhuma candidatura oficial vinda da América Central. Faz algum tempo, porém, que a Guatemala havia apresentado um leve interesse na realização do Pan'2015 em sua capital.

No entanto, seis países apresentam-se com candidaturas para sediar a XVII edição dos Jogos Pan-Americanos, sinal de que o evento está seguindo o caminho certo. Até o momento postulam a candidatura: Argentina ( Mar del Plata ou Buenos Aires ), Colômbia ( Bogotá ), Peru ( Lima ), Chile ( Santiago ), Venezuela ( Caracas ou Barquisimeto ) e EUA ( Chicago, Miami ou Detroit ).

- parte do texto extraído do blog NETOIN!, e aqui adaptado -

----------

Fontes de consulta: Wikipédia e o site Quadro de Medalhas. Parte do texto provém de próprio punho e do blog NETOIN! .

O quadro de medalhas Pan-Americanas provém da Wikipédia, em consulta similar no site Quadro de Medalhas.

Acesse aqui o site do COI ( Comitê Olímpico Internacional ).

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019