sexta-feira, 21 de março de 2008

Cricket!

Não muito conhecido entre os brasileiros, o cricket ( críquete ) é um dos esportes coletivos dos mais interessantes.

No entanto, neste texto será discutido como que é feita a divisão do cricket mundial, quais são os países membros da ICC ( International Cricket Council ), bem como sobre como foi a última Copa do Mundo deste esporte realizada em 2007 nas Índias Ocidentais, e também um pouco sobre o cricket na América do Sul.

A ICC e as competições

A ICC é a entidade responsável pelas regras e diretrizes que regem o cricket no mundo. Dentro destas funções é similar a FIBA e FIFA, por exemplo.

Estádio de cricket na Cidade do Cabo ( África do Sul ).

Desde a década de 70, a ICC organiza de quatro em quatro anos a Copa do Mundo de Cricket. Suas três primeiras edições foram realizadas na Inglaterra ( 1975, 1979 e 1983 ). O país que mais vezes venceu esta disputa foi a Austrália ( com quatro conquistas ), sendo inclusive a atual tri-campeã mundial neste esporte.

Embora seja a principal disputa, a Copa do Mundo não é o único torneio de cricket de importância. Existe também o Champions Trophy, que é realizado desde 1998 a cada dois anos, reunindo as maiores potências mundiais deste esporte.

Um outro torneio de importância é o ICC Intercontinental Cup. Este torneio reúne, desde 2004, as seleções que passam a ter a oportunidade de passar de nível dentro do ranking da ICC, o que acaba gerando chances de vaga na Copa do Mundo de Cricket.

O cricket é um dos esportes mais populares do Paquistão.

No entanto a competição mais atraente, dada a quantidade de nações envolvidas e suas divisões, é a World Cricket League. Esta competição é um verdadeiro "divisor de águas", onde todas as nações membras da ICC são envolvidas. São realizadas as competições continentais, que são ramificadas em divisões ( com acesso e descenso ), e as melhores seleções qualificadas são então distribuídas no bloco mundial, que é também ramificado em divisões. Esta Liga Mundial gera pontos no ranking, e pode levar uma seleção ( de repente ) à participar da Copa do Mundo de Cricket.

Curiosidade! - O Brasil está na terceira divisão das Américas.

A ICC e a divisão de seus membros

Mapa que mostra a divisão mundial dos membros da ICC.

A ICC separa as nações afiliadas em blocos, de acordo com o investimento que as mesmas fazem no esporte. Sendo assim, temos:

Full-members ( 10 ): Paquistão, Índia, Bangladesh, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Sri Lanka, Zimbábue, Inglaterra e Índias Ocidentais;

Associate-members ( 32 ): são exemplos a Argentina, Guiana, Estados Unidos, Canadá, Quênia, Nigéria, Alemanha, Itália, Irlanda, Gibraltar, Nepal, Israel;

Afiliate-members ( 55 ): São exemplos o Brasil, Chile, Suriname, Cuba, México, Moçambique, Marrocos, Mali, Espanha, Portugal, França, Grécia, Suíça, Finlândia, Suécia, Arábia Saudita, Irã, China, Japão, Tailândia, Coréia do Sul, Filipinas.

O cricket na América do Sul

O Brasil afiliou-se à ICC em 2002. Portanto, o esporte ainda encontra-se em estágio de crescimento em nosso país. No âmbito sul-americano, a Argentina desponta como a maior potência, estando hoje na Divisão #2 das Américas e na Terceira Divisão Global.

A Copa do Mundo'2007, nas Índias Ocidentais

A Copa do Mundo findou-se em 28 de abril de 2007. As seleções do Sri Lanka e da Austrália fizeram a grande final...

Estádio de cricket em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago.

É fácil até de se deduzir que seleções como a da Índia, Sri Lanka, Austrália, Inglaterra, Paquistão e Índias Ocidentais despontem como irrefutáveis favoritas em uma competição como esta. No entanto, indianos e paquistaneses sequer passaram pela primeira fase da competição. Ao contrário, as seleções da África do Sul e da Irlanda entraram no seleto grupo dos oito melhores em seus lugares.

No que diz respeito ao público presente nas partidas, esta edição da Copa do Mundo deixou a desejar. Os próprios organizadores, bem como a ICC, esperavam mais do público das Índias Ocidentais, uma vez que sua seleção é uma das principais do globo.

No entanto não faltaram partidas emocionantes, como a vitória das Índias Ocidentais sobre o Paquistão na primeira fase. Isso para não falar da partida final entre Austrália e Sri Lanka.

Os australianos sagraram-se campeões, a seleção dona-da-casa ( Índias Ocidentais ) ficou com a sexta colocação, e começaram desde já os preparativos para a Copa do Mundo de 2011 que terá quatro sedes ( Sri Lanka, Índia, Paquistão e Bangladesh ).

- NETOIN! Mais! -

----------

Parte do texto sobre a última Copa do Mundo de Cricket foi adaptado do blog "NETOIN!". Referências:

*
acesse
aqui a Wikipédia ( em inglês ) ou aqui ( em português );

*
sobre os torneios acesse a Wikipédia ( em inglês )
aqui;

*
acesse
aqui o site da ICC;

*acesse aqui o site Cricinfo.com;

*
veja
aqui os estádios da Copa do Mundo de Cricket'2007.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019