Há quase um ano atrás, naquela região, as coisas ainda estavam em ritmo de obras...
Foi inaugurado no dia 9 de maio o primeiro trecho da Linha Verde, então denominada como o novo anel da integração urbana de Curitiba. O trecho em operação segue do Terminal Pinheirinho até a estação situada na Praça Carlos Gomes ( na verdade, a estação fica muito próxima à referida praça ).
Muito embora as obras da Linha Verde já estejam nas proximidades do Jardim Botânico ( mais precisamente do viaduto da BR-277, saída para o litoral paranaense ), o trecho em uso é o citado no parágrafo acima.
Uma interessante visão...
À princípio, a Linha Verde tem por objetivo minimizar o tempo de percurso no trajeto descrito anteriormente. Neste aspecto a funcionalidade se faz presente, pois o percurso foi feito em 28 minutos ( momento de pico ). Levando-se em consideração que, pelo sistema conhecido ( o do expresso bi-articulado Pinheirinho ) a viagem pode durar até 40 minutos ( isso nos momentos de pico ), então o ganho final de tempo é bem-vindo.
Outro ponto que se faz citar é sobre o deslocamento até as estações da Linha Verde, por intermédio dos ônibus que fazem linhas convencionais e alimentadores na região das estações. Entretanto, algumas linhas de ônibus deixaram de existir com isso, enquanto outras foram criadas.
Embora não seja o caso em específico deste humilde blogueiro, acredita-se que algumas das linhas desativadas podem vir à causar algum infortúnio aos seus antigos usuários. Isso faz-se presumir pela razão que eles terão que se deslocar até uma das estações da Linha Verde ao longo da atual BR-476 ( antiga BR-116 ), e aguardar a chegada do ônibus para a continuação de suas viagens.
Por outro lado, o efeito contrário também pode ocorrer. É o caso de linhas alimentadoras como a Vila Fanny ( que faz a ligação entre os Terminais Capão Raso e Hauer ), e da recém criada linha Maracanã-Linha Verde, que sai do Terminal Maracanã em Colombo e segue à partir deste ponto pela BR-476 até a estação Fanny da Linha Verde, onde pode fazer integração com as linhas que ali param. A viagem desta nova linha citada deve variar entre 30 e 40 minutos.
Como se pode notar na imagem acima, a integração das linhas alimentadoras e convencionais com as estações ao longo da Linha Verde se dá paralelamente à canaleta principal. E as estações localizadas ao longo da BR-476 são realmente espaçosas, contando com um sistema interno de ar e acentos para acomodação.
Detalhe da nova plataforma no Terminal Pinheirinho.
Ao fundo, a área de desembarque do ônibus da Linha Verde.
Ao fundo, a área de desembarque do ônibus da Linha Verde.
As obras no Terminal Pinheirinho não findaram em sua totalidade. Entretanto, a nova plataforma erguida na área que antes servia de estacionamento do local está completada. É nela que o ônibus da Linha Verde faz sua parada de embarque e desembarque.
Além deste, os ônibus da Linha Direta ( os conhecidos Ligeirinhos ) também fazem ali as suas novas paradas. Este blogueiro não sabe enfatizar se é em caráter definitivo, mas as linhas Sítio Cercado ( sentido Terminal Guadalupe ) e Santa Cândida-Pinheirinho estão fazendo ali seus embarques e desembarques.
Objetivamente
Trata-se apenas do primeiro trecho em operação da Linha Verde. Quando estiver completa, ela servirá à muitos usuários do transporte coletivo, desde o Terminal Pinheirinho até o bairro do Atuba, na saída para São Paulo/SP.
O tempo vai dizer como as coisas se sairão. As linhas desativadas poderão criar certos inconvenientes ( sendo isso algo bem provável ), ao mesmo passo que algumas das novas integrações estabelecidas irão agradar ( o que também é provável ).
Aguardemos...
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