sábado, 1 de março de 2008

Estão chegando os Jogos Olímpicos de Pequim'2008 !

Terá início no próximo mês de agosto mais uma edição dos Jogos Olímpicos.

A cada quatro anos, o evento é realizado sob o intuito da unificação dos povos através do esporte, ou como assim esperava e sonhava o francês Barão Pierre de Coubertin, quando da criação dos Jogos Olímpicos Modernos, no final do século XIX.

No entanto, e infelizmente, o movimento olímpico já foi palco de discussões políticas ( como os boicotes de Moscou'1980 e de Los Angeles'1984 ), de tragédias ( o ataque dos terroristas do "Setembro Negro" em Munique'1972 ) e até de "armações" ( como a escolha de Atlanta para sediar os Jogos de 1996 ), embora neste último caso nada tenha sido provado.

Mas as duas últimas edições dos Jogos sobressaíram-se...

Os australianos fizeram de Sydney'2000 o protótipo de como uma Olimpíada deve ser organizada. A paixão latente daquele povo por esportes ajudou, mas o maior trunfo foi disparado o da competência e do esforço que fizeram com que esta edição seja sempre assim referenciada.

Os gregos fizeram de Atenas'2004 um evento de redenção, onde provaram que poderiam ter sediado com todas as honras os Jogos do Centenário Olímpico ( 1996 ). Houveram atrasos, especulações de mudança de sede mas, no final de tudo, os gregos mostraram competência e uma alegria contagiante. Embora a maratona masculina no último dia...


O logo dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008.

Pequim, a capital da China, um dos países que mais crescem hoje no mundo, será a sede do movimento olímpico de 2008. Havia perdido para Sydney a eleição da sede da edição do ano 2000, mas desta vez não teve surpresas. O capital emergente deste país ( China ) é algo de se chamar a atenção, e foi um ponto de equivalência na escolha de Pequim como sede.

Pequim é uma cidade que, assim como a maioria das grandes metrópoles do mundo, sofre com a poluíção, com o tráfego lento, e com problemas sociais visíveis. A China é um país em crescimento acelerado, e o gasto para esta Olimpíada tem provado que os chineses não querem se mostrar como sendo apenas mais um rosto bonito na multidão...

Assista a passagem de sedes na cerimônia de encerramento de Atenas'2004, clicando aqui.

A expectativa é grande, e o mundo estará voltado para a capital chinesa em agosto próximo. Fiquemos de olhos abertos, então.

- NETOIN! Mais! -

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019