segunda-feira, 10 de março de 2008

Compactando e descompactando arquivos: dicas!

Compactar arquivos para ocupar um mínimo de espaço no HD é fundamental. Não apenas por isso, como também para enviar os mesmos por e-mail, salvar em dispositivos como pen-drives, entre outras utilidades.

A bem da realidade, a compactação de arquivos é um fator essencial hoje em dia. Os exemplos citados no parágrafo acima não são "o todo" da questão, mas refletem bem a utilidade desta ferramenta.

Todos conhecem os programas WinRAR e WinZIP, líderes neste ramo faz muito tempo. O que pesa é que estes programas são pagos e, a não ser que se adquira a licença deles, as pessoas os conseguem por outros meios, que aqui não terão descrição.

No entanto, existem muitos programas free que realizam esta tarefa. Alguns deles são bons o bastante para rivalizarem com os programas pagos desta categoria. E rivalizarem com o maior teor da palavra, uma vez que muitas ferramentas disponíveis nestes programas free às vezes não se fazem presentes em seus concorrentes pagos.

Alguns programas free para apreciação

7-ZIP

O programa é open source, tratando-se de ser o software free mais conceituado que tem dentro de sua categoria. Seu formato de compactação e descompactação nativo é o 7z. Suporta para compactação e descompactação o formato nativo, acrescido de outros como o ZIP e TAR. Formatos como o RAR e o CAB são aceitos apenas para descompactação.

Importante: o 7-ZIP possui uma versão própria para Linux, que está separada para as distribuições baseadas no Fedora Core, no Gentoo, no Debian e no AltLinux.org.

Também conta com versões para o Mac OSX, para o FreeBSD e para o BeOS.

Site: aqui.

jZip

O novato da área. O programa é proveniente da tecnologia do 7-ZIP. Grande parte de suas características são similares a do seu co-irmão.

A exceção, ao menos por hora, é que o jZip só roda em Windows.

Site: aqui.

Zip Genius

Este programa, nativo da Itália, possui uma interface muito familiar ao Explorer do Windows XP, não que isso signifique tudo. Suporta formatos tradicionais como o ZIP e o RAR, e formatos nativos de sistemas UNIX como o TAR.

Site: aqui.

IZArc

O IZArc foi um dos primeiros programas free desta categoria a ser compatível com o Windows Vista. Ele comprime arquivos em formatos como ZIP, 7z e TAR. Aceita mais de 40 formatos para descompactação, como o RAR.

Site: aqui.

TUGZip

Este programa também é muito versátil, e sua integração com o Explorer do Windows é ótima. Assim como seus rivais da categoria, compacta arquivos em formatos como o ZIP, 7z, TAR e TGZ. Descompacta arquivos nos formatos acima citados e em outros, como o RAR e o ZOO.

Site: aqui.

Intenção...

A intenção de tudo isso é a mais pura análise destes programas free que, devemos reconhecer, fazem por muito merecer respeito. Mas existem outros programas free desta mesma categoria ( verificar nos links ao final do texto ).

Tirando o fato de não compactarem no formato RAR, o resto está excelente.

Visitando os sites destes programas, vocês irão deparar com várias informações que ajudarão na escolha do programa que mais agradá-los. Além do download do software em si, existem também plugins ( ícones, pacotes de tradução ), add-ons e ferramentas diversas.

Ótima pesquisa!

- Publicado no "NETOIN!", adaptado para o "NETOIN!Mais!" -

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sites nacionais de busca de programas recomendados: Baixaki, Superdownloads e Zigg.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019