terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dicas de programas - parte #2

Compactação e descompactação...

A segunda parte das dicas do "NETOIN! Mais!" abrange a área da compactação e descompactação de arquivos. Trata-se de uma das funções mais importantes, pelo seu uso quase constante e por sua alta necessidade.

Obviamente, você conhece ou já se deparou com as extensões ZIP, RAR, TAR, ACE, entre tantas outras. Diminuir o tamanho de arquivos para se ter uma economia de espaço no HD, ou então para envio ( exemplificando, por e-mail ), é uma verdadeira rotina atualmente. Neste contexto é que se encaixam os softwares responsáveis pela compactação ou descompactação de arquivos.

Seguem-se algumas dicas de softwares para exercer tais tarefas.

7-ZIP: prático, pequeno e rápido

Imagem do site do 7-ZIP.

O 7-ZIP é extremamente pequeno em seu tamanho, mas enorme me sua funcionalidade. Este é um software livre, distribuído sob a GNU LGPL. Seu formato nativo, o 7z, possui uma taxa de compactação muito elevada e satisfatória.

Este pequeno programa suporta 5 formatos diferentes para compactação e descompactação ( entre eles o ZIP ), e 11 formatos para descompactação ( entre eles o RAR ).

Para acessar o site do programa e fazer o seu download, basta clicar aqui.

IZArc: uma ótima escolha

IZArc.

O IZArc é um outro programa que merece atenção. Ele possui compatibilidade com mais de 40 formatos diferentes, executando muito bem a compactação e descompactação de arquivos.

No momento de sua instalação é possível selecionar o idioma nativo do país ( português do Brasil ) o que, para muitos, já é um grande ponto positivo para este software.

Para acessar o seu site, basta clicar aqui.

TUGZip: com muitos extras...

TUGZip.

O TUGZip é mais um software de respeito na categoria aqui trabalhada. Seu instalador é inferior à 5MB, e sua velocidade de operação é muito satisfatória.

Este programa suporta mais de 20 formatos diferentes, possuindo uma ótima taxa para compactação de arquivos. Além disso, trabalha muito bem com imagens de discos ( como os formatos IMG, ISO e NRG ).

Para acessar o seu site, basta clicar aqui.

PeaZip: bem visto e requisitado

O PeaZip é também uma ótima pedida para você realizar a tarefa de compactar e descompactar arquivos, sendo compatível com mais de 15 formatos diferentes. Entretanto, entre estes formatos não está o conhecido RAR.

Ainda assim, o PeaZip é muito rápido ( especialmente com o formato ZIP ) e possui uma versão própria para Linux.

Para acessar o seu site, clique aqui. Se quiser deixá-lo em português, baixe o arquivo presente em "additional languages".

ZipGenius: muito bem-vindo...

O ZipGenius é um dos programas mais bem vistos nesta categoria. Em seus 5MB há um bom programa que reserva as suas surpresas, entre as quais o nível de compatibilidade com mais de 30 formatos diferentes ( entre eles o ZIP, o RAR, o ACE e o 7z ).

Além disso, o ZipGenius pode também ser usado no português do Brasil, o que garante mais usuários em nosso país.

Para acessar o seu site, clique aqui. Para deixar o programa em português, clique aqui e procure por "Brazilian" ( siga as etapas mostradas no site do programa ).

Objetivamente

Cinco programas grátis foram aqui apresentados. Todos eles ( e muitos outros que aqui não foram listados ) possuem a mesma funcionalidade que os conhecidos ( porém pagos ) WinRAR e WinZip.

Em comum, está o fato destes programas serem gratuitos. Entretanto, cada um possui sua própria característica especial, que pode servir de diferencial na escolha de qual programa utilizar.

Amigo visitante, a decisão é sua.

- NETOIN! Mais! -

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019