Os Jogos Olímpicos, como é sabido, são realizados a cada quatro anos, levando para os povos a idéia da união de todos através do esporte.
No entanto, este fabuloso e impressionante evento já foi vítima da politicagem global. Seja através de boicotes, seja através de grandes prejuízos, seja através de acontecimentos extras: a Olimpíada da era moderna já esteve ameaçada em diversas ocasiões.
Entretanto, este texto não possui a intenção de passar uma mensagem sobre este lado dos acontecimentos referentes à uma olimpíada, mas sim a sua magia e seu real propósito.
A união dos povos através do esporte
Quando do renascimento da Olimpíada na era moderna, a idéia inicial era a da união dos povos da Terra através do esporte. Muito embora este ideal seja notado e sempre frisado, às vezes ele é acometido por uma interferência de caráter não-esportivo, se tratando geralmente da política.
Mesmo assim, e para todos que gostam e apreciam este evento ( como este humilde blogueiro ), a Olimpíada sobrevive à tudo isso, e de forma única, majestosa.
À cada quatro anos, o mundo se rejuvenesce para acompanhar o movimento olímpico. A capital chinesa, Pequim, teve a honra de acolher os atletas de todo o mundo neste ano de 2008, tendo recebido a responsabilidade da anfitriã anterior ( Atenas, a capital da Grécia ), e passando a mesma para a próxima sede ( que será Londres, em 2012 ).
Todas as sedes olímpicas adotam compromissos severos e importantes para receber os Jogos. Uma sede tende sempre à superar outra em algum aspecto, e também possui a tendência de deixar aquele sentimento de nostalgia, fato este sempre ligado à algum resultado esportivo ou algum acontecimento de interesse.
E se por causa do prejuízo que os Jogos de Montreal'1976 tiveram o movimento olímpico passou à estar comprometido ( ao ponto de uma cidade apenas ter se candidatado para sediar o evento em 1984 ), hoje em dia várias são as cidades que se candidatam para receber os Jogos Olímpicos.
Nostalgia...
Um bom relato de lembrança olímpica deve ter sempre os Jogos de Moscou'1980 em pauta. Pela primeira vez na história, um mascote teve uma representatividade elevada, tamanho o seu carisma e aceitação por parte do público. Dificilmente um mascote como o ursinho Mischa aparecerá novamente, à não ser que os russos tenham uma "carta na manga" para as Olimpíadas de Inverno em Sochi'2014.
Os Jogos de Los Angeles'1984 mostraram ao mundo o como que uma Olimpíada podia ser lucrativa. Foi à partir desta edição dos Jogos que aumentou consideravelmente o número de cidades candidatas à sediar o movimento olímpico. Para os Jogos de 1988, o número de candidatas era duas, que saltou para nove ( para sediar 1992 ).
Os Jogos de Seul'1988, a capital sul-coreana, foram maravilhosos. Era a segunda edição deste evento no continente asiático ( a primeira foi em Tóquio'1964 ), e o capricho e organização foi total. Assim como em Moscou'1980, houve também um boicote de nações, onde a maior ausência se deu pela delegação de Cuba.
Até hoje, os Jogos de Barcelona'1992 são lembrados como os "Jogos dos sonhos". Os espanhóis estiveram presentes em todos os eventos, comentando cada prova, atrás de cada resultado. O mascote também chamou a atenção, sendo ele um cachorrinho chamado Cóbi, que literalmente fazia de tudo um pouco...
O centenário olímpico, que muitos imaginavam que seria comemorado em solo grego, acabou sendo celebrado nos Jogos de Atlanta'1996. Apesar de alguns incidentes e de falhas nas transmissões de dados e resultados, foi uma grande edição do movimento olímpico.
Porém, os Jogos de Sydney'2000 mostraram ao mundo todo o amor que os australianos possuem pelo esporte. Esta edição do movimento olímpico foi impecável, tendo uma organização primorosa ( exceto por um pequeno deslize na cerimônia de abertura ), ao ponto de muitos cogitarem, em seu final, que a Olimpíada fosse sempre realizada na Austrália. Se bem que esta sede foi disputada voto a voto, entre a cidade australiana e a capital chinesa, Pequim.
A Olimpíada voltou ao seu lar no ano de 2004, com as festividades sendo realizadas em Atenas, na Grécia. Apesar de muitos acharem que a capital grega não entregaria a Olimpíada no prazo, tudo ocorreu como planejado. Esta edição do movimento olímpico foi muito bem realizada, muito embora algumas modalidades tenham tido pouca presença do público grego. As cerimônias de abertura e encerramento foram majestosas.
A passagem de sede para os chineses na cerimônia de encerramento foi a melhor de toda a história olímpica. Excluindo-se o incidente da maratona masculina, que prejudicou a corrida do atleta brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, os Jogos de Atenas'2004 deixaram um sabor de nostalgia na mente de cada pessoa que o assistiu, que o acompanhou...
Sobre Pequim'2008...
Muito em breve, será postado um texto aqui no "NETOIN! Mais!" sobre os Jogos de Pequim'2008, recém finalizados. Haverá também um prefácio sobre as candidaturas finalistas para os Jogos Olímpicos de 2016.
Até a próxima.
- NETOIN! Mais! -
----------
Visite o site do Comitê Olímpico Internacional ( C.O.I. ), clicando aqui.
0 opinião ( ões ) à respeito:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.
Muito agradecido!