domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto assola o sul do Chile!

Detalhe de transmissão da TV pública chilena.

Quando se fala de desastres naturais, certamente os terremotos são dos mais temidos. Hoje em dia se faz usar da Escala de Richter para que se tenha uma idéia da magnitude de tais terremotos.

Contudo, neste último final de semana, o sul do Chile foi alvo de um grande abalo sísmico. A região de Bío Bío foi o epicentro de tal abalo, que registrou a assombrosa média de 8,8 Richter. O tremor se fez sentir em várias regiões sul-americanas, e chegou inclusive à ativar alarmes de tsunamis na área do Pacífico.

O Chile é um País que está sob a atividade de duas placas tectônicas, sendo elas a de Nazca ( que abrange uma área do Oceano Pacífico ) e a Sul-Americana ( que abrange todo o continente, sendo na qual o território chileno está situado ).

Muitos estragos...

Situando as placas tectônicas.

Os estragos na área do epicentro do terremoto são altos e significativos. Aliás, várias construções foram ao chão, ao mesmo tempo em que outras construções sofreram graves avarias em suas sustentações.

Neste domingo pela manhã, ao navegar pela internet, este humilde blogueiro deparou-se com um dos piores resultados de um acontecimento deste nível: saqueamentos à supermercados na região de Concepción mostram à que nível pode chegar o desespero humano diante de tão grave situação.

Não cabe aqui dizer ou esclarecer o que é certo ou errado neste caso. Contudo, se faz necessário salientar que, ao mesmo tempo em que haviam pessoas atrás unicamente de comida e água para sustento necessário, haviam as pessoas que se aproveitavam da situação para "adquirir" ( entre aspas propositadamente ) produtos como lavadoras e TV's de plasma...

A consciência é de cada um...

O que se seguirá?

Imagem do site Terremoto Chile.

O terremoto que assolou o Chile ainda deixará seqüelas por muito tempo. Vários tremores menores seguiram-se após o principal, fato este que pode ser melhor observado no site Terremoto Chile. Além disso, uma coletânea de fotos do desastre natural se faz presente no mesmo site, o que poderá dar à você uma idéia à mais do que a população local deve estar passando.

O momento é de muita apreensão, mas certamente deverá ter uma ajuda humanitária aos chilenos. Ressalta-se o desastre recente do terremoto no Haiti, que acabou com grande parte da capital do País, na qual o auxílio tem sido providencial.

Os próximos dias darão uma melhor idéia de como o Chile e sua população irão se sair frente à este grave acontecimento natural. Este humilde blogueiro está solidário com a situação, e espera ansiosamente que o povo chileno e seus líderes dêem a volta por cima.

- NETOIN! Mais! -

----------

Visite o blog Planet In e saiba mais sobre terremotos, clicando aqui.
Visite o site Terremoto Chile, clicando aqui.
Acesse o portal YouTube e assista à mais este vídeo com outros estragos causados pelo terremoto.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [NETOIN! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

NETOIN! Mais!



O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2014