quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Paraolimpíada: conclusões e perspectivas...

O mascote dos Jogos Paraolímpicos de Pequim'2008.

A maior festa do esporte mundial encerrou-se no dia 17 de setembro. Na data mencionada, uma bela cerimônia de encerramento ocorreu no Estádio Nacional de Pequim ( o "Ninho de Pássaro" ), dando finalidade aos Jogos Paraolímpicos de 2008.

Muita força, garra e espírito foram mostrados pelos atletas ali presentes. Uma bela lição de vida ( e para outros, até de moral ) foi mostrada por estes verdadeiros heróis e heroínas do esporte mundial.

A China foi a melhor colocada no quadro final de medalhas, abiscoitando o dobro de medalhas da segunda colocada, a Grã-Bretanha. As delegações dos Estados Unidos, Ucrânia, Austrália, África do Sul, Canadá e Rússia também fizeram bonito.

E o Brasil? O desempenho em Atenas'2004, que já havia sido um marco histórico, ganhou outra dimensão em Pequim'2008...

O Brasil entre os dez melhores...

As nações melhor posicionadas no quadro final de medalhas.
- Fonte:
The Official Website of the Beijing 2008 Paralympic Games -

A participação brasileira na Paraolimpíada'2008 foi simplesmente magnífica. Não para menos, os para-atletas nacionais mostraram muita força, garra e determinação. Conquistaram feitos até em modalidades onde ( pelo menos ) não se esperava alguma medalha, ou uma boa colocação final...

Houveram os resultados negativos, e também a certa decepção de onde se esperava um resultado mais positivo. Entretanto, o acréscimo nas realizações destes heróis e heroínas nacionais foi muito maior. Não há desmerecimento algum, pois todos contribuíram ( e muito ) para o Brasil chegar ao posto final que obteve.


O Brasil encerrou a sua participação à frente de potências paraolímpicas como a Espanha, a Alemanha e a França. Foi também o melhor país latino-americano na colocação final, e o terceiro melhor de todo o hemisfério sul.

Porém, estando muito acima das medalhas conquistadas ou dos grandes feitos obtidos, está o amor pelo esporte e pela vida. De fato, os atletas desta Paraolimpíada mostraram como unir todas as características anteriormente citadas em prol de um sentimento em comum.

Em Atenas'2004, como anteriormente citado, a participação brasileira já havia sido extremamente positiva. Agora, e Pequim'2008, foi espetacular.

Os parabéns e agradecimentos cabem à todos eles.

E para Londres'2012!?

O logo da Paraolimpíada de Londres'2012.

O trabalho mostrado em Pequim'2008 foi excelente. Com um apoio ainda maior, o desporto paraolímpico do Brasil pode fazer uma campanha ainda melhor em Londres'2012.

O trabalho deve ser feito desde cedo ( seria o "agora" ), dando continuidade ao que está dando certo e melhorando tantos outros afora.

Sediar competições do nível paraolímpico também ajuda muito, agregando em experiência para todos os atletas.

Se o Brasil quer realmente se fixar como uma potência paraolímpica ( onde já deu mostras de que pode fazê-lo ), então o trabalho para Londres'2012 deve ser ainda mais sério e abrangente do que o feito para Pequim'2008.

Objetivamente

Não há muito mais para ser aqui acrescentado.

Fica a torcida para que os feitos destes atletas não fiquem largados ao acaso, que não se percam. Que todo o trabalho feito seja reconhecido e valorizado. E que para 2012 tudo possa ser ainda melhor.

Sonho distante? Não...

- NETOIN! Mais! -

----------

Visite os sites das Paraolimpíadas:
* Pequim'2008 ;
* Londres'2012.

Visite o site do Comitê Paraolímpico Internacional ( I.P.C. ), clicando aqui.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019