quinta-feira, 14 de maio de 2009

Linha Verde: vendo de perto...

Visão da Linha Verde, à partir da estação Fanny.

Há quase um ano atrás, naquela região, as coisas ainda estavam em ritmo de obras...

Foi inaugurado no dia 9 de maio o primeiro trecho da Linha Verde, então denominada como o novo anel da integração urbana de Curitiba. O trecho em operação segue do Terminal Pinheirinho até a estação situada na Praça Carlos Gomes ( na verdade, a estação fica muito próxima à referida praça ).

Muito embora as obras da Linha Verde já estejam nas proximidades do Jardim Botânico ( mais precisamente do viaduto da BR-277, saída para o litoral paranaense ), o trecho em uso é o citado no parágrafo acima.

Uma interessante visão...

O ônibus da Linha Verde, na área de desembarque da
estação Praça Carlos Gomes.

À princípio, a Linha Verde tem por objetivo minimizar o tempo de percurso no trajeto descrito anteriormente. Neste aspecto a funcionalidade se faz presente, pois o percurso foi feito em 28 minutos ( momento de pico ). Levando-se em consideração que, pelo sistema conhecido ( o do expresso bi-articulado Pinheirinho ) a viagem pode durar até 40 minutos ( isso nos momentos de pico ), então o ganho final de tempo é bem-vindo.

Outro ponto que se faz citar é sobre o deslocamento até as estações da Linha Verde, por intermédio dos ônibus que fazem linhas convencionais e alimentadores na região das estações. Entretanto, algumas linhas de ônibus deixaram de existir com isso, enquanto outras foram criadas.

A estação tubo da Linha Verde por dentro ( detalhe ).

Embora não seja o caso em específico deste humilde blogueiro, acredita-se que algumas das linhas desativadas podem vir à causar algum infortúnio aos seus antigos usuários. Isso faz-se presumir pela razão que eles terão que se deslocar até uma das estações da Linha Verde ao longo da atual BR-476 ( antiga BR-116 ), e aguardar a chegada do ônibus para a continuação de suas viagens.

Por outro lado, o efeito contrário também pode ocorrer. É o caso de linhas alimentadoras como a Vila Fanny ( que faz a ligação entre os Terminais Capão Raso e Hauer ), e da recém criada linha Maracanã-Linha Verde, que sai do Terminal Maracanã em Colombo e segue à partir deste ponto pela BR-476 até a estação Fanny da Linha Verde, onde pode fazer integração com as linhas que ali param. A viagem desta nova linha citada deve variar entre 30 e 40 minutos.

Como se pode notar na imagem acima, a integração das linhas alimentadoras e convencionais com as estações ao longo da Linha Verde se dá paralelamente à canaleta principal. E as estações localizadas ao longo da BR-476 são realmente espaçosas, contando com um sistema interno de ar e acentos para acomodação.

Detalhe da nova plataforma no Terminal Pinheirinho.
Ao fundo, a área de desembarque do ônibus da Linha Verde.

As obras no Terminal Pinheirinho não findaram em sua totalidade. Entretanto, a nova plataforma erguida na área que antes servia de estacionamento do local está completada. É nela que o ônibus da Linha Verde faz sua parada de embarque e desembarque.

Além deste, os ônibus da Linha Direta ( os conhecidos Ligeirinhos ) também fazem ali as suas novas paradas. Este blogueiro não sabe enfatizar se é em caráter definitivo, mas as linhas Sítio Cercado ( sentido Terminal Guadalupe ) e Santa Cândida-Pinheirinho estão fazendo ali seus embarques e desembarques.

Objetivamente

O ônibus da Linha Verde no Terminal Pinheirinho.

Trata-se apenas do primeiro trecho em operação da Linha Verde. Quando estiver completa, ela servirá à muitos usuários do transporte coletivo, desde o Terminal Pinheirinho até o bairro do Atuba, na saída para São Paulo/SP.

O tempo vai dizer como as coisas se sairão. As linhas desativadas poderão criar certos inconvenientes ( sendo isso algo bem provável ), ao mesmo passo que algumas das novas integrações estabelecidas irão agradar ( o que também é provável ).

Aguardemos...

- NETOIN! Mais! -

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019