terça-feira, 1 de julho de 2008

Falando de hockey sobre a grama!

Detalhe da partida entre Argentina e Brasil, no sul-americano do Uruguai.
- Foto: Pan-American Hockey Federation -

O hockey é um esporte pouco divulgado no Brasil. No entanto, é muito praticado por países muito próximos, como a Argentina, o Chile e o Uruguai.

Assim como já foi feito com o cricket e com o rugby, agora o "NETOIN! Mais!" irá se relatar um pouco sobre este interessante esporte que é o hockey, em sua modalidade sobre a grama.

No Pan'2007, um resultado indigesto...

É bem verdade que o Pan'2007, realizado na cidade do Rio de Janeiro, deu ao Brasil ótimos resultados. Entretanto, houveram os contratempos. No caso em específico do hockey, foram muitos problemas.

O Pan sempre servirá como lição para o hockey brasileiro.
- Foto:
Pan-American Hockey Federation -


Devido à problemas internos e desentendimentos, as seleções de hockey masculina e feminina do Brasil foram formadas quase que de última hora. Apesar de todo empenho e esforço, o resultado final acabou sendo ruim. As derrotas para a Argentina foram uma das provas disto ( 19 a 0 no masculino e 21 a 0 no feminino ).

O Pan dava ao campeão ( no masculino e no feminino ) a vaga direta para Pequim'2008, e outorgava outras vagas para repescagens em busca da vaga olímpica ao redor do mundo. O Brasil foi o último ( eles e elas ), tendo marcado apenas um gol no masculino ( na derrota para a representação de Trinidad & Tobago ).

Com isso, o hockey teve de aprender uma dura lição no Pan'2007.

No Uruguai, bons resultados

O Brasil dá amostras de ter aprendido a lição com o Pan. No sul-americano do Uruguai disputado em meados de março e abril últimos, as seleções masculina e feminina mostraram empenho e conseguiram bons resultados.

Detalhe da partida entre Brasil e Paraguai no sul-americano.
- Foto: Pan-American Hockey Federation -

As seleções de Argentina, Chile e Uruguai formaram o pódio nas duas categorias ( nesta ordem ), com o Brasil ficando em 4º lugar em ambas. No entanto, muita coisa ainda pode ser melhorada em prol da evolução deste esporte em terras brasileiras.

Hockey no mundo

O hockey, na modalidade sobre a grama, encontra suas principais potências um tanto diferenciadas entre homens e mulheres. Contudo, em um todo podemos destacar várias seleções ao redor do globo.

No Pan'2007, ouro para Las Leonas.
- Foto: Pan-American Hockey Federation -

Seleções como as da Holanda, Alemanha, Austrália, Paquistão, Argentina, Espanha, Inglaterra, Coréia do Sul e Índia são bem conhecidas, inclusive existindo grandes rivalidades, como por exemplo entre paquistaneses e indianos ( que neste caso se reflete também no cricket ).

No âmbito sul-americano, a Argentina reina com certa tranqüilidade, especialmente entre as mulheres. Os selecionados do Chile e do Uruguai sempre ficam ao encalço argentino. E o Brasil vem demonstrando melhora.

Segundo mostrado no ranking da International Hockey Federation, atualizado em junho, o Brasil é o 33º colocado no masculino e 37º no feminino. Segue-se abaixo os nomes dos dez primeiros colocados no ranking, em ordem decrescente ( do 1º para o 10º colocado ):

*masculino: Austrália, Alemanha, Holanda, Espanha, Coréia do Sul, Argentina, Paquistão, Inglaterra, Índia e Japão;
*feminino: Holanda, Argentina, Alemanha, Austrália, Japão, China, Espanha, Nova Zelândia, Inglaterra e Coréia do Sul.

Brasil e Uruguai no último sul-americano.
- Foto: Pan-American Hockey Federation -

Este é o cenário atual do hockey no mundo. O Brasil, se seguir o exemplo atual mostrado pelo rugby, poderá dar alegrias também no hockey sobre a grama.

Para frente, hockey brasileiro!

- NETOIN! Mais! -

----------

Sites:
* PAHF: Pan-American Hockey Federation;
* IHF: International Hockey Federation;
* CBH: Confederação Brasileira de Hóquei sobre grama e indoor.

0 opinião ( ões ) à respeito:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este texto.
Com isto, o [Netoin! Mais!] poderá crescer e se desenvolver ainda mais.

Muito agradecido!

- Netoin! Mais! -

O blog está presente desde 27 de fevereiro de 2008.

E esta é a quinta alteração de template dele, datada de
18 de outubro de 2013.

(a última foi em 16 de dezembro de 2012)

Retornando às atividades em 2019.

- Grato pela visita -



Blog sobre assuntos diversos - Favor não copiar os textos do blog sem antes entrar em contato com o dono do mesmo.
NETOIN! Mais! 2008-2019